5 dicas para ajudar na saúde do joelho

A saúde do seu joelho é importante para a qualidade de vida em geral. Alguns hábitos podem ajudar a manter um joelho saudável. Confira abaixo

Os joelhos são uma estrutura de absorção de carga e energia que aguenta todo o peso do nosso corpo quando andamos, corremos ou realizamos atividades corriqueiras. Por isso, devem ser tratados com cuidado para evitar lesões. Confira abaixo cinco dicas para melhorar a saúde do seu joelho.

Fortaleça seu joelho

Durante o esporte o joelho atua como principal dissipador de energia e a falta de preparo muscular pode causar sobrecarga com lesões a cartilagens, tensões e à membrana. Fortalecer a musculatura do joelho é um item muito importante para evitar estas lesões,

Exercícios físicos com acompanhamento

O sedentarismo é um grande responsável pelo desequilíbrio e fraqueza muscular que refletem negativamente na saúde do joelho. Mas, ao realizar atividades físicas, é importante evitar a sobrecarga nesta área do corpo. Por isso, sempre busque o acompanhamento de um profissional.

Uso de calçados apropriados

A escolha do calçado também pode ajudar ou prejudicar a saúde do seu joelho. Sempre opte pelo conforto. Não esqueça de observar itens como o amortecimento do calçado, pois estes ajudam a tirar a pressão da articulação do joelho. Para as mulheres, é aconselhado não exagerar o uso de saltos altos.

Alimentação saudável

Manter o preço controlado é importante. A cada passo dado, o impacto de duas a quatro vezes do peso corporal é transmitido através da articulação do joelho.  Assim, quanto mais você pesa, mais forte é o impacto em seu joelho. Por isso, uma alimentação saudável e equilibrada é essencial.

Cuidado com a postura

A forma que você senta, caminha ou corre pode influenciar diretamente na saúde dos seus joelhos. Por isso, tenha uma atenção especial com a sua postura, pois ela ajudará na distribuição do peso, no equilíbrio e no impacto do peso em todo o corpo.


Procure um especialista em joelho

Se você sofreu uma lesão no joelho, procure um especialista com brevidade. O tratamento de um joelho machucado depende de muitos fatores e da gravidade da lesão. Apenas um médico especializado poderá avaliar o grau da lesão e indicar os procedimentos mais eficazes para a recuperação com saúde e segurança. 

 

Sobre o Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.

 

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara