5 mudanças que podem melhorar a sua saúde (inclusive a do seu joelho!)

A saúde dos joelhos influencia na saúde do seu corpo de forma geral. São eles que sustentam e dão a mobilidade necessária para as pernas. Pensando nisso, hoje quero falar de cinco mudanças que podem melhorar não só a saúde do seu organismo mas dos joelhos também.

Pense nos benefícios a curto e longo prazo e no seu bem-estar e invista em uma vida mais saudável com essas dicas:

Mudar a alimentação

A obesidade é uma das principais causas de problemas e lesões nos joelhos. Quando seu peso aumenta, a sua estrutura corporal permanece a mesma, e vai se desgastando e modificando na questão de agilidade e flexibilidade.

Estudos realizados na Austrália mostraram que quem consome mais carboidratos e gorduras saturadas estão mais propensos à osteoartrite, mais conhecida como artrose. 

Por isso, confie nas mudanças de alimentação dando prioridade aos seguintes alimentos: Ômega-3 (presente nos peixes), Vitamina C (presente em frutas como laranja), Zinco (presente em frutos do mar e oleaginosas), e Proteína (em ovos e carnes magras).

Praticar exercícios físicos

Os exercícios físicos, desde que realizados com cautela e acompanhamento, são indicados inclusive para quem tem lesões no joelho. Fique atento a movimentos errados e postura inadequada, pois aí sim a saúde do joelho poderá ser prejudicada. 

É fundamental, porém, que os músculos  que atuam sobre o joelho sejam exercitados, auxiliando na melhora e funcionamento da estrutura. Dê preferência a exercícios leves e constantes, com uma rotina controlada.

Deixar de fumar

Cigarro não faz bem para a saúde em qualquer circunstância, mas saiba que o tabagismo também pode ter um papel importante no desenvolvimento de artrite reumatoide. Estudos sugerem que a doença está relacionada a fatores genéticos e externos, entre eles, o hábito de fumar. 

Mantenha o peso controlado

Como citado acima, a alimentação equilibrada faz parte de uma saúde do organismo como um todo, porém, mesmo em casos de saudabilidade em alimentação, o sobrepeso pode existir. 

Pense no seu corpo como um carro, quanto mais peso carregar, mais lento fica. É por isso que o joelho não pode sofrer com o sobrepeso, pelo desgaste e esforço além do necessário.

Realização de acompanhamento médico e exames de rotina

O acompanhamento com médicos de diferentes especialidades é necessário, especialmente após os 40 anos de idade. Se você sente dores em articulações ou desconfortos causados pela postura, agende uma consulta com o ortopedista. A realização de exames de rotina também é importante, pois, sazonalmente seu médico precisa acompanhar a evolução em caso de lesões ou patologias, e inclusive, recomendar tratamentos caso seja preciso.

 

Sobre o Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara