5 passos para uma boa recuperação após a cirurgia no joelho

O joelho é uma articulação importante para o corpo humano. Formada por articulações, músculos e ligamentos, é responsável pela mobilidade e sustentação do nosso corpo. Ainda, recebe toda a carga quando praticamos algum exercício físico. Por receber uma grande pressão e peso, essa região acaba se tornando vulnerável a lesões e algumas doenças. Muitas destas lesões e doenças são tratadas por meio de cirurgias no joelho. E a recuperação destes procedimentos pode ser mais segura e eficaz com algumas dicas. Confira abaixo.

1) Respeite o tempo de repouso

O tempo de repouso varia conforme o tipo de cirurgia e a gravidade da lesão. Mas não subestime a indicação médica: descanse e evite colocar a perna operada no chão ou aplicar peso sobre ela.

2) Siga as orientações dos médicos sempre

O sucesso da recuperação depende da dedicação do paciente. Seguir as orientações médicas pós cirurgia e respeitar os horários dos medicamentos é essencial. Observe a existência de reações a estes medicamentos e, caso ocorram, procure o seu cirurgião imediatamente para informá-lo. 

3) Movimente-se aos poucos 

Não cometa excessos. Realize movimentos leves, respeitando o seu corpo e a sua recuperação. Movimente os músculos e as articulações com cuidado e, principalmente, sem exageros. 

4) Mobilidade com apoio

Muitas vezes o médico irá indicar a utilização de muletas para auxiliar na locomoção. São recursos para se deslocar de forma mais segura, reduzindo a pressão e peso na perna que foi operada. 

5) Fisioterapia 

A prescrição de sessões de fisioterapia é comum para a reabilitação do paciente pós cirurgia. Realize o tratamento com atenção pois a fisioterapia é uma excelente aliada para a recuperação do seu joelho. 


Procure um ortopedista especializado em joelho

Lembre-se: a cirurgia no joelho é um procedimento importante e merece cuidados. Escolha um médico da sua confiança, com experiência e habilitação específica para este tipo de procedimento. Busque referências e indicações de profissionais para que seu procedimento seja realizado de maneira segura. 

Sobre o Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui

 

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara