7 fatos sobre lesão de menisco

A ruptura do menisco é uma das lesões mais frequentes no joelho. Acontece, principalmente, em pessoas que praticam esportes de contato, como futebol, jiu-jitsu e basquete, por exemplo. Entretanto, podem ocorrer em decorrência de atividades do dia a dia, não ligadas a atividades físicas. Abaixo, confira 10 fatos sobre essa doença:

1) Os meniscos são muito importantes
O menisco é uma das estruturas mais importante do joelho, sendo responsável por absorver o impacto, contribuir para a estabilidade articular e auxiliar na lubrificação do joelho. Ainda, é importante para a proteção da cartilagem.

2) Atividades comuns podem causar esta lesão
As lesões no menisco surgem, normalmente, devido a uma batida forte no joelho, um fato comum em alguns esportes. Entretanto, algumas atividades cotidianas podem causar esta lesão, como fazer agachamentos muito fundos, levantar peso excessivo com as pernas, virar muito rápido o corpo sobre a perna e até prender o pé durante uma caminhada.

3) Enfraquece com a idade
A cartilagem do menisco vai enfraquecendo conforme a idade avança. Isso facilita o surgimento de lesões. Idosos podem lesionar o menisco ao subir e descer escadas, por exemplo.

4) Cada joelho possui dois meniscos: menisco medial e menisco lateral
O menisco medial, localizado na parte de dentro do joelho, é responsável pela estabilização do ligamento cruzado anterior. Já o menisco lateral é localizado dentro da parte externa do joelho e, quando lesionado, proporciona muita dor.

5) Sintomas
Pessoas com ruptura nos meniscos costumam ter dor no joelho. A dor pode ser na parte de dentro (menisco medial) ou na parte de fora (menisco lateral) e se agrava com alguns movimentos, como a rotação do joelho ou ao esticá-lo. A sensação de bloqueio ou travamento da articulação também é comum.

6) Existe tratamento
Em alguns casos tratamento para lesão de menisco pode ser realizado com a prescrição de fisioterapia, repouso e analgésicos. Entretanto, dependendo da lesão, será necessário realizar um procedimento cirúrgico.

7) Artroscopia
A artroscopia é uma das técnicas utilizadas para o tratamento de lesões de menisco. Trata-se de uma técnica minimamente invasiva que permite uma avaliação correta da lesão meniscal por meio do artroscópio, um dispositivo com uma câmera acoplada que faz conexão com um monitor de TV. Assim, o cirurgião do joelho consegue analisar de perto a lesão.

Dr. Bruno Pavei
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui