A expectativa de vida dos brasileiros vem crescendo cada vez mais. Segundo o Censo 2020, realizado pelo IBGE, a pessoa que nascer em 2020 viverá até os 76,7 anos. Considerando que esse número é apenas uma média, podemos entender que serão muitos os que viverão até ou além dos cem.
Porém, mais importante que a expectativa é a qualidade de vida. Sabemos que, com o passar dos anos, os órgãos, tecidos, cartilagens e o corpo como um todo sofre desgastes e não há alternativa melhor para se prevenir destas doenças do que mantendo boa alimentação, fazendo exercícios físicos e mantendo hábitos saudáveis.
Exercícios físicos na terceira idade
A atividade física ainda é muito associada ao emagrecimento e estética. Porém o principal motivo para se exercitar deve ser sempre a saúde.
Aeróbicos, como caminhadas e ciclismo, se praticados por apenas meia hora diária já trazem bons resultados. Melhoram a imunidade, liberam substâncias anti inflamatórias, regulam o metabolismo, auxiliam na prevenção de doenças cardiológicas e do AVC, estimulam a resistência muscular, evitam obesidade e desgastes da cartilagem e ossos.
Também é recomendado que seja praticado algum reforço muscular, pelo menos duas vezes por semana. Os músculos distribuem impactos e esforços, protegendo ossos e articulações.
Além disso, alongamento, yoga ou pilates são práticas que promovem a flexibilidade e equilíbrio para o idoso, evitando lesões e acidentes.
Saúde dos joelhos
Segundo uma pesquisa feita em Harvard, dos adultos entre 25 e 75 anos, metade teve ou terá lesões nos joelhos. Por ser uma das principais e mais utilizadas articulações do corpo, ele merece também mais atenção.
Para protegê-los, é recomendado reforçar os músculos das coxas, canelas e dos próprios joelhos. Assim, os ligamentos e meniscos, que são os responsáveis pela maioria das lesões na região, ficam protegidos.
Cuidando desde cedo da saúde como um todo, você já se previne de futuras doenças e garante a qualidade de vida ao longo de todas as idades.
Sobre o Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.