A saúde dos joelhos influencia na saúde do seu corpo de forma geral. São eles que sustentam e dão a mobilidade necessária para as pernas. Pensando nisso, hoje quero falar de cinco mudanças que podem melhorar não só a saúde do seu organismo mas dos joelhos também.
Pense nos benefícios a curto e longo prazo e no seu bem-estar e invista em uma vida mais saudável com essas dicas:
Mudar a alimentação
A obesidade é uma das principais causas de problemas e lesões nos joelhos. Quando seu peso aumenta, a sua estrutura corporal permanece a mesma, e vai se desgastando e modificando na questão de agilidade e flexibilidade.
Estudos realizados na Austrália mostraram que quem consome mais carboidratos e gorduras saturadas estão mais propensos à osteoartrite, mais conhecida como artrose.
Por isso, confie nas mudanças de alimentação dando prioridade aos seguintes alimentos: Ômega-3 (presente nos peixes), Vitamina C (presente em frutas como laranja), Zinco (presente em frutos do mar e oleaginosas), e Proteína (em ovos e carnes magras).
Praticar exercícios físicos
Os exercícios físicos, desde que realizados com cautela e acompanhamento, são indicados inclusive para quem tem lesões no joelho. Fique atento a movimentos errados e postura inadequada, pois aí sim a saúde do joelho poderá ser prejudicada.
É fundamental, porém, que os músculos que atuam sobre o joelho sejam exercitados, auxiliando na melhora e funcionamento da estrutura. Dê preferência a exercícios leves e constantes, com uma rotina controlada.
Deixar de fumar
Cigarro não faz bem para a saúde em qualquer circunstância, mas saiba que o tabagismo também pode ter um papel importante no desenvolvimento de artrite reumatoide. Estudos sugerem que a doença está relacionada a fatores genéticos e externos, entre eles, o hábito de fumar.
Mantenha o peso controlado
Como citado acima, a alimentação equilibrada faz parte de uma saúde do organismo como um todo, porém, mesmo em casos de saudabilidade em alimentação, o sobrepeso pode existir.
Pense no seu corpo como um carro, quanto mais peso carregar, mais lento fica. É por isso que o joelho não pode sofrer com o sobrepeso, pelo desgaste e esforço além do necessário.
Realização de acompanhamento médico e exames de rotina
O acompanhamento com médicos de diferentes especialidades é necessário, especialmente após os 40 anos de idade. Se você sente dores em articulações ou desconfortos causados pela postura, agende uma consulta com o ortopedista. A realização de exames de rotina também é importante, pois, sazonalmente seu médico precisa acompanhar a evolução em caso de lesões ou patologias, e inclusive, recomendar tratamentos caso seja preciso.
Sobre o Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.