Chamamos de artroplastia a cirurgia popularmente conhecida como “cirurgia de prótese de joelho”. No procedimento, o médico substitui a articulação danificada do local por uma nova, feita de componentes plásticos e metálicos. Em geral, esse método traz benefícios ao paciente por proporcionar um joelho “novo”, que permite a realização dos movimentos e trata dores, melhorando a qualidade de vida.
Tipos de prótese de joelho
Há dois tipos diferentes dessa cirurgia, a artroplastia total e a parcial. Na total, toda a articulação é substituída por uma prótese. Ela é indicada quando o joelho está danificado e outros métodos não foram eficazes para tratar o problema na região. Já na parcial é feita a substituição somente do lado afetado da articulação. Essa cirurgia é indicada quando o restante da articulação está funcionando bem.
A avaliação de qual método será mais adequado para o paciente deve ser feita por um médico ortopedista habilitado em cirurgia de joelho. Em geral, a cirurgia de prótese do joelho é um procedimento seguro e que traz efeitos bastante positivos na vida dos pacientes. Após o procedimento, o paciente costuma ter mais facilidade em realizar movimentos e pode até mesmo realizar esportes de baixo impacto.
A colocação de prótese no joelho é normalmente indicada para quem tem deformidades e problemas na articulação do joelho, como artrite e artrose, além de ser indicada também quando outras técnicas não obtiveram resultado satisfatório.
Cada vez mais modernas e adaptadas, as próteses duram, em média, de 15 a 20 anos. Esse prazo de validade, no entanto, vai variar conforme a adaptação e a rotina do paciente e a qualidade do equipamento colocado.
Para saber se a cirurgia de prótese do joelho é indicada para o seu caso, procure orientação junto ao médico capacitado e de confiança, que pode analisar o seu problema e tirar dúvidas em relação ao procedimento.
Leia também:
Prótese de joelho e cirurgia robótica
Tipos de tratamento para artrose
Sobre o Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.