Artroplastia de Joelho: saiba quando a prótese é uma opção

Uma alternativa muito eficaz para combater as dores causadas pela artrose de joelho, é a cirurgia de Artroplastia. O procedimento cirúrgico consiste na substituição da articulação doente por uma prótese de metal e polietileno.

Os modelos mais modernos de implante de joelho conseguem se adaptar de forma tão perfeita à articulação que permitem ao paciente ter uma amplitude de movimentos muito maior do que antes da cirurgia.

Com isso, a grande vantagem da colocação de uma prótese de joelho tem sido em relação à recuperação da qualidade de vida dos pacientes, principalmente dos mais idosos.

Indicações

A artrose é um processo de desgaste da cartilagem que reveste as extremidades ósseas, causando dor e desconforto e que costuma acometer mulheres acima de 60 anos e homens com mais de 70.

É por isso, que os pacientes em estágio avançado de artrose e que apresentam limitações de seus movimentos e tarefas cotidianas por conta do problema são os mais indicados para a artroplastia de joelho e podem se beneficiar muito com os resultados do procedimento.

De modo geral, a cirurgia é recomendada após seis meses de tratamento conservador sem melhora. Ou seja, se nesse período o paciente seguir as recomendações médicas como uso de medicamentos, realização de fisioterapia, perda de peso e uso de palmilhas e mesmo assim não apresentar uma melhora significativa, a artroplastia de joelho deve ser considerada.

Como saber que a artrose piorou?

Com o passar do tempo, os pacientes com artrose se sentem cada vez mais incapacitados para realizar tarefas simples do cotidiano, como andar, agachar-se, subir ou descer escadas, entre outras.

Outros sinais de que a doença está comprometendo a articulação são dor, deformidade e inchaço que permanecem por longos períodos. Nesse caso, a colocação de uma prótese de joelho se torna a opção mais indicada para evitar que a artrose comprometa ainda mais a mobilidade do paciente.

Como é o procedimento

A artroplastia de joelho pode ser total ou parcial, dependendo do grau de comprometimento da articulação. No primeiro caso, a parte afetada é substituída por uma prótese composta por três peças: uma que se encaixa a tíbia, outra ao fêmur e uma espécie de placa de polipropileno que serve como um amortecedor entre as duas partes.

Os materiais utilizados, basicamente metal e polietileno, são  moldados de acordo com a articulação do paciente, trazendo conforto e segurança no andar logo nos primeiros dias após a cirurgia. Já quando a artroplastia é parcial, apenas um dos compartimentos do joelho é substituído pela prótese

Benefícios da artroplastia de joelho

Um dos principais benefícios da artroplastia de joelho, é o fato de o paciente conseguir recuperar os movimentos e as funções da articulação em um curto espaço de tempo. Isso porque, trata-se de uma cirurgia com baixíssimos índices de complicações – menos de 2% – e um procedimento que possui um pós operatório e um processo de recuperação consideravelmente tranquilo para a maioria dos pacientes, inclusive os idosos.

Dessa forma, o paciente que recebe a prótese de joelho consegue se beneficiar do procedimento em relação à melhora da sua qualidade de vida. Além de acabar com as dores, com a prótese o paciente consegue ser capaz de realizar movimentos e atividades que antes do procedimento eram muito limitados ou até impossíveis de serem feitos.