Artrose no joelho – 5 dicas para identificar a doença

Também conhecida como osteoartrite, a artrose no joelho é uma das doenças mais frequentes que acometem essa importante articulação do nosso corpo. Ela é causada pelo desgaste nas cartilagens que revestem as extremidades ósseas, uma degeneração que ocorre naturalmente com a idade mas que também possui fatores agravantes, como o excesso de peso, desvio no eixo do joelho ou lesão nos ligamentos.

A artrose é uma doença que afeta a mobilidade e pode causar muito desconforto. Confira abaixo 5 dicas para identificar a doença:

1. Dor no joelho
A dor é um dos principais sintomas de lesões no joelho. Pessoas com artrose costumam sentir dor após realizar alguma atividade que cessa após o repouso da articulação. 

2. Inchaço e calor
Acontecem principalmente na fase inflamatória da doença. A área do joelho fica inchada e quente.

3. Articulações doendo ou rangendo
Ocorrem principalmente quando o joelho está em movimento.

4. Rigidez
É comum a sensação de rigidez no joelho ao se levantar da cama pela manhã ou após longos períodos de repouso. Geralmente, estes sintomas cessam após cerca de 30 minutos.

5. Pouca flexibilidade no joelho e diminuição da mobilidade
Com o tempo, os movimentos ficam limitados e há uma redução da flexibilidade na articulação. Podem surgir, ainda, dificuldade em apoiar a perna do chão e a sensação dos músculos da coxa mais fracos. 

Buscando ajuda
Se você identificou alguns dos sintomas acima, procure um médico ortopedista imediatamente. Lembre-se que o diagnóstico precoce da doença auxilia no seu tratamento e recuperação.

Prevenção da artrose
A adoção de hábitos saudáveis é o primeiro passo para a prevenção desta doença. Alimentação balanceada, controle do peso para evitar a sobrecarga no joelho e a prática de exercícios físicos com regularidade são itens importantes a se seguir.
Pessoas com histórico de parentes com artrose precisam redobrar sua atenção, buscando mudar seus hábitos o quanto antes. O acompanhamento com um médico especializado também é indispensável. 

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara