Artrose no joelho: tipos de tratamento

A artrose do joelho é uma patologia sem cura, de natureza inflamatória e degenerativa das articulações. Também é conhecida como osteoartrite, e é provocada pelo desgaste das cartilagens que revestem a extremidade dos ossos, causando muita dor e podendo levar inclusive a deformidades.

O joelho é uma das áreas mais afetadas, já que suporta o peso do corpo. Porém, com o tratamento ideal o paciente pode ter um convívio saudável com a patologia, evitando o inchaço e a rigidez.


Quais são os sintomas da artrose no joelho?

Quem tem artrose se queixa de dor, falta de firmeza, rigidez, e estalos no joelho. A doença atinge entre 70 a 80% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS. Entre as causas está o envelhecimento, excesso de peso e a falta de exercícios físicos. As mulheres possuem o dobro de propensão comparadas entre os homens de ter artrose. 

O histórico familiar também influencia bastante, então, se você tem casos na família é preciso ficar ainda mais atento, mudando os hábitos prejudiciais o quanto antes. 

Prevenção 

Parar de fumar, caso o paciente tenha esse hábito, é importante, pois o cigarro diminui a qualidade do colágeno das articulações. Também a presença de atividades físicas diárias com exercícios focados no fortalecimento das articulações.

Tratamento de artrose no joelho

O tratamento pode ser feito com auxílio de medicamentos para a dor, como analgésicos e anti-inflamatórios, e fisioterapia, porém, antes de qualquer tratamento é essencial a consulta com um médico ortopedista para avaliar o seu caso com exame físico detalhado e exames de imagem. 

Exercícios físicos para fortalecer a musculatura do membro inferior também são importantes, como caminhadas, ciclismo e hidroginástica. 

A combinação dos tratamentos e técnicas ajuda o paciente recuperar os seus movimentos e fortalecer os músculos de uma forma saudável sem prejudicar a articulação. 

Artroplastia do joelho

Uma das opções para o tratamento da artrose é a colocação de uma prótese de joelho. Chamada de artroplastia, essa cirurgia é indicada para pacientes em um nível muito avançado de artrose e que já não apresentam evolução com o tratamento por meio de medicamentos e fisioterapia. O procedimento consiste na colocação de uma prótese moldada conforme a articulação do paciente. A artroplastia permite que pacientes que há anos sofrem com dores na articulação causadas pela artrose consigam recuperar seus movimentos pouco tempo após a cirurgia.

Infelizmente a artrose nos joelhos não tem cura, mas com o tratamento ideal o paciente consegue viver com conforto e qualidade de vida. Agende hoje mesmo sua consulta e vamos conversar sobre o seu caso. O importante é não retardar o diagnóstico ou o tratamento.

 

Sobre o Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.

 

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. Apenas uma avaliação com um profissional médico possibilitará o diagnóstico de doenças, a indicação de tratamentos e a prescrição de medicamentos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara