Cirurgia de prótese de joelho: o que você precisa saber

Cirurgia de prótese de joelho

Uma das maiores indicações para o tratamento de artrose, a cirurgia de prótese de joelho é utilizada para substituir as cartilagens danificadas que revestem os ossos desta articulação. Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre este procedimento.

O que é?

Chamada de artroplastia de joelho, a cirurgia faz a substituição das superfícies articulares por implantes artificiais. Os implantes são feitos de metal e polietileno, moldados de acordo com a articulação de cada paciente, proporcionando assim mais conforto e segurança ao andar.

Indicações da cirurgia de prótese de joelho

A cirurgia de prótese de joelho é indicada para pacientes que possuem artrose grave e que não obtiveram resultados com os tratamentos convencionais. São pessoas que apresentam joelho arqueado, dor grave que limita seus movimentos, inflamação crônica, deformidade no joelho e ausência de melhora significativa com outros tratamentos. 

Tipos de cirurgia de prótese de joelho

A artroplastia do joelho pode ser parcial, quando apenas alguns componentes da articulação são retirados, ou total, quando se retira toda a articulação é substituída.

Como é a recuperação?

A recuperação varia conforme cada paciente, podendo variar de 3 a 6 semanas. Geralmente o pós operatório inclui repouso e fisioterapia. O papel do paciente é muito importante nesta etapa: é essencial seguir as instruções médicas pós-cirurgia para uma boa recuperação.


Benefícios da cirurgia de prótese de joelho

O alívio das dores no joelho e a melhora da mobilidade são alguns dos benefícios que a artroplastia proporciona. Após a cirurgia, muitos pacientes conseguem voltar a realizar atividades cotidianas que antes não eram possíveis.

Atividade física

Muitas dúvidas relacionadas a este procedimento são sobre a prática da atividade física após a cirurgia. É possível praticar exercícios após a artroplastia, desde que sejam esportes de baixo impacto. 


Atenção

A artroplastia é uma cirurgia em uma área importante do nosso corpo e merece atenção. Por isso, a escolha do médico é importante para a sua saúde. Procure um médico especializado, com habilitação para realizar este tipo de procedimento e experiência na área. Busque indicações e referências de pessoas da sua confiança para garantir maior segurança durante o tratamento. 

Sobre o Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara