Cisto de Baker: o que é e quais sintomas

CISTO DE BAKER

Também chamado de cisto poplíteo, o Cisto de Baker é uma lesão localizada na parte de trás do joelho. Caracterizada pelo acúmulo de líquido articular que fica preso em uma protuberância, frequentemente causa um desconforto na região. Este cisto sinovial pode ser pequeno e aumentar progressivamente, ficando do tamanho de uma bola de beisebol, bem como se estender em direção aos músculos da panturrilha.

Sintomas do cisto de baker

A sensação do caroço ou volume/massa na região posterior do joelho é o sintoma mais comum do Cisto de Baker. Porém, outros sintomas podem ocorrer, tais como:

• Dor mais intensa ao esticar o joelho ou subir escada
  • Rigidez ao movimentar o joelho
  • Bloqueio de flexão
  • Aumento da dor quando o cisto se rompe
  • Sensação de pressão atrás do joelho

Fatores de risco

O Cisto de Baker está relacionado a uma condição que gera esta inflamação no joelho e pode acometer pessoas de qualquer idade. Porém, a incidência é maior em indivíduos acima de 60 anos.

do cisto de baker

Está associado a outros problemas no joelho, como doenças degenerativas inflamatórias crônicas que proporcionam o aumento da produção do líquido sinovial. Algumas destas doenças são a artrite, lesão no menisco ou desgaste da cartilagem.

Tratamento

O tratamento irá variar conforme a origem do problema, já que o Cisto de Baker costuma ser um sintoma secundário de uma condição. Normalmente o tratamento é iniciado com repouso da articulação e controle da causa do surgimento do acúmulo de líquido na região.

O quadro do paciente e o tamanho do cisto também irão orientar se será necessário sessões de fisioterapia ou algum procedimento cirúrgico para a retirada do cisto. É comum a utilização de medicamentos específicos, como corticóides e, em alguns casos, a drenagem do líquido por meio de um procedimento chamado de aspiração. Entretanto, se não tratada a origem do problema, o acúmulo de líquido poderá retornar. Importante ressaltar que o tratamento para Cisto de Baker deve ser sempre orientado por um médico ortopedista.

Dr. Bruno Pavei

É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui