Você sente dor nos joelhos com movimentos simples e rotineiros? Pois saiba que você pode estar com desgaste nas articulações. E, ao contrário do que se pensa, quanto mais o corpo ficar imóvel, pior serão os estados de suas articulações.
Por isso, o sedentarismo é extremamente desaconselhado. A atividade física é o melhor tratamento para esse tipo de problema no joelho. É claro que cada caso exige cuidados individuais e pode receber indicações diferentes, mas de um modo geral a atividade física traz benefícios às articulações inferiores. Quem é sedentário pode sofrer de fraqueza muscular, que pode proporcionar movimentos incorretos e diminuir a capacidade de absorção de impacto.
Para evitar as dores, pratique atividade física regular, sem exageros ou excessos, de preferência com acompanhamento de um profissional. Utilize sempre calçados adequados e roupas confortáveis. Porém, fique atento: sentir dor após e ou durante atividade física, com limitação de movimento e bloqueio, pode indicar lesão meniscal.
Se você ainda não pratica exercícios e deseja começar, faça antes uma avaliação clínica, para verificar se sente dores ou incômodos previamente.
Agora, se você fica sentado por muito tempo e não pratica atividades físicas, tenha cuidado. O fortalecimento muscular inadequado e o mau alongamento dos grupos musculares dos membros inferiores podem auxiliar o desenvolvimento de condropatia da articulação femoropatelar. Também chamada de condromalácia, trata-se de um desgaste que acomete a cartilagem da patela.
Outra desvantagem do sedentarismo às articulações é que a falta de exercícios modifica a biomecânica normal do joelho, causando a sobrecarga da articulação femoropatelar.
Os principais sintomas são dor, estalos e rangidos, e então será necessário fazer tratamento com reequilíbrio muscular, ou em casos específicos, com cirurgia. Por isso, exercite-se e siga sempre em movimento!
Sobre o Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.