Como o sedentarismo prejudica a saúde dos seus joelhos

O sedentarismo pode ser uma das causas das dores no seu joelho. Entenda como.

Você sente dor nos joelhos com movimentos simples e rotineiros? Pois saiba que você pode estar com desgaste nas articulações. E, ao contrário do que se pensa, quanto mais o corpo ficar imóvel, pior serão os estados de suas articulações.

Por isso, o sedentarismo é extremamente desaconselhado. A atividade física é o melhor tratamento para esse tipo de problema no joelho. É claro que cada caso exige cuidados individuais e pode receber indicações diferentes, mas de um modo geral a atividade física traz benefícios às articulações inferiores. Quem é sedentário pode sofrer de fraqueza muscular, que pode proporcionar movimentos incorretos e diminuir a capacidade de absorção de impacto.

Para evitar as dores, pratique atividade física regular, sem exageros ou excessos, de preferência com acompanhamento de um profissional. Utilize sempre calçados adequados e roupas confortáveis. Porém, fique atento: sentir dor após e ou durante atividade física, com limitação de movimento e bloqueio, pode indicar lesão meniscal.

Se você ainda não pratica exercícios e deseja começar, faça antes uma avaliação clínica, para verificar se sente dores ou incômodos previamente. 

Agora, se você fica sentado por muito tempo e não pratica atividades físicas, tenha cuidado. O fortalecimento muscular inadequado e o mau alongamento dos grupos musculares dos membros inferiores podem auxiliar o desenvolvimento de condropatia da articulação femoropatelar. Também chamada de condromalácia, trata-se de um desgaste que acomete a cartilagem da patela.

Outra desvantagem do sedentarismo às articulações é que a falta de exercícios modifica a biomecânica normal do joelho, causando a sobrecarga da articulação femoropatelar. 

Os principais sintomas são dor, estalos e rangidos, e então será necessário fazer tratamento com reequilíbrio muscular, ou em casos específicos, com cirurgia. Por isso, exercite-se e siga sempre em movimento!

 

Sobre o Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara