Como prevenir lesões no joelho com a idade

Os joelhos, articulações essenciais para a nossa movimentação, são áreas afetadas com o passar da idade. O desgaste na cartilagem é algo que acontece naturalmente com o corpo humano quando envelhecemos. Isso deixa os idosos mais suscetíveis a lesões no joelho e a quedas em decorrência de problemas nas articulações.

Doenças como artrite e artrose são comuns nesta faixa etária. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a artrose (também chamada de osteoartrose e osteoartrite), afeta mais de 80% da população do planeta com mais de 65 anos. Os hábitos de vida podem agravar esta doença, caracterizada pelo desgaste da cartilagem que envolve os ossos. A mudança de alguns pode ajudar a prevenir estas doenças. Confira abaixo.

Exercícios físicos

O sedentarismo traz diversos riscos e consequências negativas para a nossa saúde. Com a saúde dos joelhos não é diferente. Exercícios de baixo impacto ajudam a manter a amplitude de movimento e auxiliam na mobilidade. Atividades físicas dentro da água, como a hidroginástica, também podem ser benéficas. É importante realizar atividades com indicação correta e acompanhamento de um profissional, como um educador físico, para que não surjam outros tipos de lesões.

Alimentação saudável

Muito importante para manter o controle do peso. A obesidade contribui para a sobrecarga dos joelhos e, consequentemente, causa uma pressão maior em uma área que já pode estar vulnerável devido ao desgaste da cartilagem que ocorre quando envelhecemos. 

Sono e descanso 

Um sono de qualidade ajuda a melhorar a qualidade de vida. Manter o descanso necessário e não exagerar em atividades que exigem esforço auxiliam a saúde das nossas articulações. 

Acompanhamento médico e exames em dia

Muitas doenças se desenvolvem com a idade e, por isso, o acompanhamento médico é essencial. Mantenha seus exames em dia, realize os check ups necessários e informe ao seu médico todos os sintomas e desconfortos. Isso é importante para um diagnóstico precoce e início do tratamento com brevidade. 

Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara