Dor no joelho: 5 sintomas que merecem atenção

dor no joelho 5 sintomas que merecem atenção

Você está com dor no joelho? Uma das articulações mais importantes do nosso corpo, o joelho é essencial para a nossa mobilidade, sustentação e movimentação. A carga que esta articulação recebe é maior conforme o nosso peso ou o esforço que realizamos. Por isso, acaba sendo uma região vulnerável a lesões e dores. Alguns sinais podem identificar que algo está errado. Confira abaixo alguns sintomas no joelho que merecem atenção:

Dor
A dor no joelho é um sintoma muito comum e pode afetar pacientes de todas as idades. Este é um sintoma que pode indicar que algo esteja errado, seja oriunda de uma lesão ou não. É importante que, nestes casos, um médico ortopedista seja consultado para avaliar a situação e identificar a origem da dor.

Rigidez
A rigidez após se movimentar depois de longos períodos de repouso pode ser um sintoma da artrose, por exemplo. Fique atento se o seu joelho apresentar este sintoma.

Inchaço
Muito comum em lesões traumáticas, o inchaço também pode indicar outros problemas.

Alterações na temperatura
A sensação de calor no joelho pode indicar uma fase inflamatória e, por isso, deve ser analisada com cuidado. Anote se outros sintomas aparecerem junto com este.

Limitação de movimentos
Qualquer sensação de limitação dos movimentos merece atenção, pois é sinal de que algo está errado. Observe as dificuldades, anote outros sintomas que possam surgir ao mesmo tempo e relate para o seu médico.

Dor no joelho: Quando procurar ajuda?

É importante buscar ajuda de um profissional especializado assim que os primeiros sinais surgirem. A identificação precoce do problema pode auxiliar para que o tratamento seja mais eficaz. Por isso, não em hesite em consultar um médico nestes casos.

Qual profissional buscar?

O médico ortopedista é o profissional especializado no cuidado da saúde relacionados aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações.
Todos possuem conhecimento sobre o corpo humano, mas pode ser benéfico escolher um profissional especializado na área do corpo que precisa ser tratada.

Dr. Bruno Pavei

É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui