Entorse no joelho: graus, sintomas e tratamento

Torcer o joelho é uma das ocorrências mais comuns que envolve a lesão durante alguma atividade, das mais simples, como caminhar na rua, às mais complexas para o corpo, como uma atividade física. 

Isso porque o joelho é uma das maiores articulações do nosso corpo, formado pelo fêmur, tíbia e patela, que são ligados por estruturas, e por conta dessa complexidade, está mais propenso a lesões diretas ou indiretas. 

Quando o paciente torce o joelho pode apresentar dor, inchaço, hematomas, e um pouco de instabilidade ao caminhar e se movimentar, pela falta de firmeza. O entorse do joelho pode acontecer com pessoas de qualquer idade e deve ser tratada por um médico especialista. Ao ocorrer o entorse inicie com o protocolo PRICE:

– Proteção

Exponha a área lesionada protegendo o joelho com algo rígido, como uma tala ou faixa, e o principal, não prossiga com a atividade que ocasionou a lesão;

– Repouso

Caminhe o mínimo possível e não coloque peso no joelho. O descanso é essencial para a recuperação após uma entorse.

– Gelo

A presença do gelo ajuda a aliviar a inflamação, que causa dor, calor e vermelhidão. Se você tiver uma bolsa de gelo, aplique na área dolorida por 15 a 20 minutos, até três vezes ao dia. Você também pode utilizar cubos de gelo do refrigerador, condicionando-os em um saco plástico, e em seguida, envolvendo o saco com um pano antes de aplicar no joelho.

– Compressão

É importante deixar o joelho imobilizado, seja com uma bandagem elástica ou uma faixa. Faça de forma que fique firme o suficiente para suportar o joelho, mas não tão apertado, por conta da circulação.

– Elevação

Por último, deixe o joelho lesionado elevado, em uma altura acima do seu coração. Assim, você diminui o fluxo de sangue e inchaço.

Mesmo com o tratamento PRICE, é recomendado que você procure um especialista para uma avaliação clínica, principalmente na persistência da dor. Se for necessário, o médico irá recomendar um exame de imagem complementar, para verificar possíveis danos estruturais ou ligamentares. O entorse pode levar a uma lesão ligamentar do joelho, que merece atenção e tratamento adequado o quanto antes.

Ah, importante! Também não faça uso de remédios como analgésicos ou anti-inflamatórios sem consultar o profissional, pois apesar de ajudarem na melhora dos sintomas, cada organismo reage de maneiras diferentes e o remédio errado pode prejudicar ainda mais o seu caso.

 

Sobre o Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.

 

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. Apenas uma avaliação com um profissional médico possibilitará o diagnóstico de doenças, a indicação de tratamentos e a prescrição de medicamentos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara