Existe idade ideal para colocar a prótese de joelho?

Muitas são as dúvidas sobre a cirurgia de colocação de prótese de joelho. Um dos questionamentos mais frequentes que surgem quando falamos sobre o assunto é em relação a idade do paciente. Afinal, qual a idade máxima para realizar a cirurgia? É sobre esse assunto que explicarei abaixo.

Primeiro vamos explicar sobre a prótese de joelho. Chamada de artroplastia, o procedimento cirúrgico consiste na substituição da articulação danificada por uma prótese de metal e polietileno. Esses implantes são moldados de acordo com a articulação de cada paciente, proporcionando assim uma amplitude de movimentos com conforto e segurança.

A artroplastia de joelho é uma alternativa que traz ótimos resultados em pacientes que possuem quadros de artrose grave e sintomas que não conseguiram ser controlados com as técnicas conservadoras. Em geral, pacientes com sintomas de dor ou dificuldades de mobilização possuem uma melhora significativa em sua qualidade de vida após a cirurgia.

Existe idade ideal?

Em relação à idade, não existe restrição definitiva para realizar a artroplastia. Normalmente, a cirurgia é feita a partir dos 55 anos, mas há indicações para pessoas mais jovens, dependendo do quadro do paciente.

Sobre a idade máxima, também não há um limite preestabelecido. Tudo vai depender da condição clínica do paciente. A cirurgia de prótese de joelho é uma opção totalmente viável para pacientes mais velhos pois apresenta baixos índices de complicações, além de ter uma recuperação rápida.

Em resumo: a recomendação para essa técnica consiste em outros fatores, como o quadro geral do paciente, o tipo de problema que ele enfrenta e a presença ou não de fatores de risco. Por isso, cada caso deve ser avaliado individualmente por um ortopedista especializado em cirurgia de joelho.

Recuperação

Vale ressaltar que, independente da idade, é essencial a realização de sessões de fisioterapia após o procedimento. Nessas sessões, o paciente vai aprender a executar movimentos de forma correta, a se adaptar e também irá fortalecer os músculos da região.

Para saber se a prótese de joelho é uma opção de tratamento para o seu caso, agende uma consulta!

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. Apenas uma avaliação com um profissional médico possibilitará o diagnóstico de doenças, a indicação de tratamentos e a prescrição de medicamentos.