Fratura por estresse: entenda o que é isso

fratura por estresse

Problema bastante comum, a fratura por estresse é uma lesão que ocorre em razão do número repetitivo de movimentos. Em geral, quando realizamos atividades que têm impacto ósseo, ocorrem microfissuras ósseas. Durante o período de repouso entre os exercícios, elas são absorvidas, e assim o tecido ósseo vai ficando mais forte. No entanto, quando realizamos atividades sem os devidos cuidados, como ao não respeitar o período de descanso, a estrutura óssea pode ficar sobrecarregada, gerando fratura por estresse.

Sintomas da fratura por estresse

  • Dor
  • Perda de força e de mobilidade na região afetada
  • Inchaço

A corrida está entre os esportes que mais geram fratura por estresse, mas outras atividades também podem resultar no problema, como vôlei, futebol, tênis, basquete e futsal. Pessoas que trabalham em atividades que exigem a repetição em excesso de movimentos ou carregando pesos também estão mais vulneráveis a sofrer esse tipo de fratura.

Para evitar essa fratura, o ideal é procurar um treinador físico capacitado, que irá montar treinos de acordo com a sua capacidade. O aumento de intensidade nos exercícios deve ser feito de forma gradual. Também é importante consultar um médico antes de iniciar as atividades, para uma avaliação geral. Outros fatores que ajudam a evitar esse problema são manter uma alimentação equilibrada e uma boa postura.

O diagnóstico do problema deve ser feito por um médico ortopedista. Por isso, ao observar sintomas, agende uma consulta o mais breve possível.

Sobre o Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. Apenas uma avaliação com um profissional médico possibilitará o diagnóstico de doenças, a indicação de tratamentos e a prescrição de medicamentos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara