Futebol: evite lesões no joelho ao praticar o esporte

FUTEBOL EVITE LESOES
O futebol é um esporte muito popular, mas que exige bastante do corpo, principalmente dos membros inferiores. Veja abaixo o que você precisa saber para evitar lesões ao praticar esse esporte.

O esporte mais popular e amado do Brasil. O futebol mobiliza multidões, não só para assistir e torcer, mas também para jogar. Estima-se que mais de 40 milhões de pessoas pratiquem futebol no país. E, por ser uma atividade de contato e que exige muito da musculatura dos membros inferiores, exige alguns cuidados. Para os adeptos das famosas “partidas de final de semana”, a atenção deve ser redobrada. Abaixo, confira algumas dicas para prevenir lesões ao praticar este esporte.

Lesões mais comuns no futebol

Por ser um esporte que exige fisicamente do atleta, uma das características do esporte são a frequência de lesões e machucados. As lesões ocorrem principalmente nos membros inferiores, como coxa, perna, joelho, tornozelo e pé. Entorses, distensões e contusões são as mais comuns durante a prática.

Preparo físico é importante

O preparo do jogador influencia na incidência de lesões. Quem treina em excesso, forme pouco, não se alimenta bem ou utiliza anabolizantes estão mais propensos a ter problemas.

Alongamento e aquecimento

O alongamento e o aquecimento antes do exercício não devem ser subestimados, mesmo em partidas entre amigos. Pelo contrário: estas atividades são vitais para evitar lesões.

O manual FIFA 11+ prevê um programa de aquecimento completo para prevenir lesões. A atividade tem duração de 20 minutos, realizadas no campo sem qualquer necessidade de equipamento. São 15 exercícios separados em 3 componentes e incluem atividades de corrida e de força, equilíbrio e pliometria. 

Fortalecimento da musculatura

Se o futebol for a única atividade praticada, é importante a realização de outros exercícios para o condicionamento cardiovascular e o fortalecimento muscular.

Está cansado? Não jogue

Evite jogar quando estiver cansado, pois isso sobrecarregar seu corpo e seus músculos.

Equipamentos de proteção

O uso de joelheiras e tornozeleiras deve ser utilizado quando os jogadores já sofreram lesões anteriormente. 


Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara