A Tendinite Patelar, conhecida também como “Joelho de Saltador” é uma condição que se caracteriza pela inflamação do tendão/ligamento patelar, muito comum em atletas, que ficam com o tendão enfraquecido. É uma lesão que deve ser levada a sério: caso o tratamento não seja realizado, pode inclusive levar à incapacidade da prática desportiva.
O Joelho de Saltador é causado pelo uso excessivo da articulação do membro no movimento de extensão, como na realização de saltos, por exemplo. Por isso a ligação com o esporte no nome popular.
Os sintomas incluem:
- Inchaço local;
- Dor e sensibilidade ao redor do tendão patelar;
- Dor anterior no joelho após a realização de atividades físicas;
- Dor local ao pular, correr ou caminhar (atividades físicas em geral);
- Dor anterior no joelho ao dobrar a perna.
O desenvolvimento da patologia é gradual, por isso, nem sempre é fácil diagnosticar sem a presença de um profissional ortopedista. Assim, é essencial a consulta com um profissional especializado em joelho para definição do diagnóstico e tratamento.
Como é o tratamento do Joelho de saltador?
O melhor tratamento para a tendinite patelar é interromper qualquer atividade que esteja causando o problema até que a lesão seja curada. Essas atividades incluem as que aumentam a pressão femoropatelar, como saltos e agachamentos. Além disso, dependendo do grau da lesão, os tratamentos podem incluir o uso de medicamentos anti-inflamatórios, repouso e elevação do joelho, compressas de gelo, fisioterapia e exercícios de alongamento.
Ainda, de acordo com o nível da lesão, podem ser indicadas as eletroterapias, com uso de ultrassom ou laser, reduzindo a dor e a inflamação.
Para evitar o procedimento cirúrgico o tratamento é indicado para iniciar o quanto antes, pois uma ruptura completa pode exigir cirurgia para reinserir o tendão na patela. A recuperação completa pode levar de 4 a 6 meses.
Sobre o Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.