Lesão de menisco: principais causas e tipos de tratamento

O menisco é considerado o amortecedor do joelho, pois tem como principal função dissipar as forças as quais a articulação é submetida diariamente. É por isso que é muito comum que essa estrutura sofra lesões, seja decorrente de traumas ou, por processo degenerativo de desgaste desta cartilagem.

O que é o menisco?

O menisco é uma cartilagem fibrosa em formato de C que fica bem no centro do joelho. Em cada um dos joelhos há nos dois meniscos: o medial e o lateral, que juntos funcionam como amortecedores, estabilizadores e lubrificantes da articulação, além de auxiliarem o movimento do joelho.

É por isso que o menisco é muito propenso a lesões, especialmente em atletas, pessoas com excesso de peso ou portadores de doenças articulares como artrite e artrose.

Sintomas

Entre os sintomas típicos de lesão no menisco estão a dor no joelho, principalmente ao caminhar, subir e descer escadas. A dor é localizada na parte da frente do joelho, mas pode também se dissipar para a parte mais lateral no caso em que lesão atingir o menisco lateral ou ainda para parte mais interior do joelho se for uma lesão do menisco medial.

Causas das lesões de menisco

Lesões traumáticas

As lesões de menisco traumáticas geralmente ocorrem devido a um entorse do joelho, como acontece em vários tipos de esporte, como futebol, basquetebol ou tênis.

Algumas situações do cotidiano também podem causar essas entorses e lesionar os meniscos como por exemplo, virar muito rápido apoiando o peso do corpo em uma só perna, agachar-se muito fundo, levantar mais peso do que se o corpo suporta ou prender o pé.

Outros tipo de lesões de joelho também podem associar-se a ruptura do menisco, como o rompimento do ligamento cruzado anterior, um tipo de lesão muito comum no futebol.

Desgaste

Com o passar dos anos, a cartilagem do menisco passa por um processo de desgaste, devido ao uso constante e à diminuição da circulação de sangue no local. É por isso que os idosos frequentemente desenvolvem lesões no menisco de forma mais fácil, até mesmo ao realizar atividades como subir ou descer escadas, por exemplo.

Tratamento

Conforme explica o médico ortopedista Dr. Bruno Pavei, o  tratamento para lesões de menisco dependerá da causa do problema. Quando a lesão é decorrente de traumas articulares, o melhor tipo de tratamento é a cirurgia artroscópica, por meio da qual poderá ser utilizada a técnica de ressecção da lesão ou sutura do menisco.

Já quando a lesão de menisco decorre de processo degenerativo, costuma-se não realizar cirurgia inicialmente. Nesse caso, opta-se pelo tratamento conservador, que consiste na reabilitação por meio de fisioterapia, principalmente. Se o paciente apresentar melhora da dor, o tratamento sem cirurgia é mantido, caso contrário, o procedimento cirúrgico pode ser indicado em um segundo momento.