As lesões nos meniscos são muito comuns na população em geral. Em geral, ocorrem em esportes de contato, como futebol, basquete e algumas. Estes tipos de lesões podem acontecer em todas as idades e, dependendo do tipo ou da combinação de alguns fatores, pode ter indicação de tratamento cirúrgico ou não.
Mas afinal, o que são meniscos?
Para entender como ocorrem estas lesões e o seu tratamento, primeiro devemos compreender a importância desta cartilagem para o nosso corpo. O menisco é uma cartilagem fibrosa em formato de C localizado bem no centro do joelho. Em cada um dos joelhos há nos dois meniscos: o medial e o lateral, que juntos funcionam como amortecedores, estabilizadores e lubrificantes da articulação. Juntos, eles são auxiliam no movimento dos nossos joelhos.
Causas
O tratamento indicado também dependerá das causas que geraram a lesão.
– Desgaste: Com o passar dos anos, a cartilagem do menisco passa por um processo e desgaste. Isso acontece devido ao uso constante e à diminuição da circulação de sangue no local. Assim, pessoas idosas também são acometidas por estas lesões, mesmo realizando atividades simples como subir e descer escadas.
– Lesões traumáticas: Este tipo de lesão ocorre devido a um entorse no joelho, muito comum na prática de alguns esportes. Outras situações do cotidiano também podem originar esta lesão. Um exemplo é virar muito rápido apoiando o peso do corpo em uma só perna ou realizar agachamentos muito fundos.
Tipos de tratamento
Existem tratamentos cirúrgicos e outros mais conservadores, que consistem na reabilitação por meio de fisioterapia e técnicas analgésicas.
Quando a cirurgia é indicada
Geralmente lesões decorrentes de processos degenerativos costumam ter, inicialmente, a indicação de tratamento não cirúrgico. Porém, se não apresentar melhora na dor, a cirurgia pode ser necessária.
Já quando a lesão é decorrente de traumas articulares, o tratamento mais indicado é a cirurgia artroscópica. Esta técnica será utilizada para realizar a ressecção da lesão ou a sutura do menisco. Para obter mais informações sobre a cirurgia artroscópica, clique aqui.
É importante lembrar que cada paciente é diferente e apenas um médico ortopedista poderá avaliar o grau da lesão e indicar quando a cirurgia é a melhor opção.
Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.