Lesão de menisco: quando a cirurgia é necessária?

LESAO DE MENISCO

As lesões nos meniscos são muito comuns na população em geral. Em geral, ocorrem em esportes de contato, como futebol, basquete e algumas. Estes tipos de lesões podem acontecer em todas as idades e, dependendo do tipo ou da combinação de alguns fatores, pode ter indicação de tratamento cirúrgico ou não.

Mas afinal, o que são meniscos?

Para entender como ocorrem estas lesões e o seu tratamento, primeiro devemos compreender a importância desta cartilagem para o nosso corpo. O menisco é uma cartilagem fibrosa em formato de C localizado bem no centro do joelho. Em cada um dos joelhos há nos dois meniscos: o medial e o lateral, que juntos funcionam como amortecedores, estabilizadores e lubrificantes da articulação. Juntos, eles são auxiliam no  movimento dos nossos joelhos. 

Causas

O tratamento indicado também dependerá das causas que geraram a lesão.

– Desgaste: Com o passar dos anos, a cartilagem do menisco passa por um processo e desgaste. Isso acontece devido ao uso constante e à diminuição da circulação de sangue no local. Assim, pessoas idosas também são acometidas por estas lesões, mesmo realizando atividades simples como subir e descer escadas.

– Lesões traumáticas: Este tipo de lesão ocorre devido a um entorse no joelho, muito comum na prática de alguns esportes. Outras situações do cotidiano também podem originar esta lesão. Um exemplo é virar muito rápido apoiando o peso do corpo em uma só perna ou realizar agachamentos muito fundos. 


Tipos de tratamento

Existem tratamentos cirúrgicos e outros mais conservadores, que consistem na reabilitação por meio de fisioterapia e técnicas analgésicas.

Quando a cirurgia é indicada

Geralmente lesões decorrentes de processos degenerativos costumam ter, inicialmente, a indicação de tratamento não cirúrgico. Porém, se não apresentar melhora na dor, a cirurgia pode ser necessária.

Já quando a lesão é decorrente de traumas articulares, o tratamento mais indicado é a cirurgia artroscópica. Esta técnica será utilizada para realizar a ressecção da lesão ou a sutura do menisco. Para obter mais informações sobre a cirurgia artroscópica, clique aqui.

É importante lembrar que cada paciente é diferente e apenas um médico ortopedista poderá avaliar o grau da lesão e indicar quando a cirurgia é a melhor opção. 

Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara