Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a população de idosos segue aumentando no Brasil e deve dobrar até o ano de 2042. Por isso, é muito importante destacar informações sobre o envelhecimento saudável e a prevenção de doenças mais comuns com a idade.
O envelhecimento é um processo natural que causa diversos desgastes no corpo e na mente, muitas vezes relacionadas com a diminuição de mobilidade e aumento de dores. Entre as mudanças, podem ocorrer diminuição dos reflexos, do equilíbrio e, consequentemente, quedas. O fato de o idoso ter uma saúde naturalmente mais comprometida também pode significar um tempo maior para se recuperar destas lesões. Por isso, a prevenção é fundamental.
Osteoartrose em idosos
A artrose, também chamada de osteoartrose, é um fenômeno natural de desgaste da cartilagem que reveste nossas articulações ou juntas. É um processo que faz parte do envelhecimento do nosso organismo e causam dores nas articulações, além de inchaço, rigidez e limitação dos movimentos.
Infelizmente ainda não existe uma forma para curar totalmente a doença ou barrar o seu desenvolvimento. No entanto, atualmente existem diversos tipos de tratamentos eficazes em minimizar as dores e desconfortos causados pelo problema.
Quedas em idosos
O Ministério da Saúde estima que 1 em cada 3 indivíduos com mais de 65 anos sofrerá pelo menos uma queda ao longo da vida. Dentre os mais idosos, acima de 80 anos, a frequência de quedas é ainda maior: cerca de 40% caem a cada ano. Por isso é necessário manter os exames em dia, buscando ficar atento aos primeiros sinais que possam auxiliar na identificação de doenças. Além disso, cuidados no ambiente são importantes para garantir a segurança e acidentes em escadas, tapetes, etc.
Prevenção de lesões
O acompanhamento médico regularmente é um dos itens importantes para prevenir lesões, quedas e problemas que surgem com a idade. Além disso, a prática de atividades físicas monitorada por um especialista traz muitos benefícios, não só aos joelhos mas ao resto do corpo e mente. Os exercícios físicos possibilitam a melhora do equilíbrio postural, o aumento da massa muscular, o ganho de força e de flexibilidade. Também atuam na diminuição de algumas dores nas articulações. Alguns dos exercícios indicados para idosos incluem musculação, caminhada, bicicleta e hidroginástica.
Outro fator importante para o cuidado com a saúde é a alimentação equilibrada com dieta específica para a necessidade de cada paciente, mantendo o peso controlado de forma que não ocorra a sobrecarga nos joelhos.
Sobre o Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.