Lesões nos joelhos em idosos: prevenção e cuidados

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a população de idosos segue aumentando no Brasil e deve dobrar até o ano de 2042. Por isso, é muito importante destacar informações sobre o envelhecimento saudável e a prevenção de doenças mais comuns com a idade.

O envelhecimento é um processo natural que causa diversos desgastes no corpo e na mente, muitas vezes relacionadas com a diminuição de mobilidade e aumento de dores. Entre as mudanças, podem ocorrer diminuição dos reflexos, do equilíbrio e, consequentemente, quedas. O fato de o idoso ter uma saúde naturalmente mais comprometida também pode significar um tempo maior para se recuperar destas lesões. Por isso, a prevenção é fundamental.

Osteoartrose em idosos

A artrose, também chamada de osteoartrose, é um fenômeno natural de desgaste da cartilagem que reveste nossas articulações ou juntas. É um processo que faz parte do envelhecimento do nosso organismo e causam dores nas articulações, além de inchaço, rigidez e limitação dos movimentos.

Infelizmente ainda não existe uma forma para curar totalmente a doença ou barrar o seu desenvolvimento. No entanto, atualmente existem diversos tipos de tratamentos eficazes em minimizar as dores e desconfortos causados pelo problema.

 

Quedas em idosos

O Ministério da Saúde estima que 1 em cada 3 indivíduos com mais de 65 anos sofrerá pelo menos uma queda ao longo da vida. Dentre os mais idosos, acima de 80 anos, a frequência de quedas é ainda maior: cerca de 40% caem a cada ano. Por isso é necessário manter os exames em dia, buscando ficar atento aos primeiros sinais que possam auxiliar na identificação de doenças. Além disso, cuidados no ambiente são importantes para garantir a segurança e acidentes em escadas, tapetes, etc. 


Prevenção de lesões

O acompanhamento médico regularmente é um dos itens importantes para prevenir lesões, quedas e problemas que surgem com a idade. Além disso, a prática de atividades físicas monitorada por um especialista traz muitos benefícios, não só aos joelhos mas ao resto do corpo e mente. Os exercícios físicos possibilitam a melhora do equilíbrio postural, o aumento da massa muscular, o ganho de força e de flexibilidade. Também atuam na diminuição de algumas dores nas articulações. Alguns dos exercícios indicados para idosos incluem musculação, caminhada, bicicleta e hidroginástica. 

Outro fator importante para o cuidado com a saúde é a alimentação equilibrada com dieta específica para a necessidade de cada paciente, mantendo o peso controlado de forma que não ocorra a sobrecarga nos joelhos. 

 

Sobre o Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara