Mitos e verdades sobre cartilagem

A cartilagem é uma estrutura muito importante para todas as articulações do nosso corpo e, claro, dos nossos joelhos. A cartilagem é um tecido fibroelástico que reveste o joelho e todas as articulações do corpo humano. É formada por colágeno, água e células específicas chamadas de condrócitos. Sua responsabilidade é grande: suavizar o impacto de um osso com o outro. Por isso, quando a cartilagem está desgastada ou danificada, a articulação se torna rígida, causando dor e diminuição dos movimentos.

Abaixo, explico alguns mitos e verdades sobre a cartilagem:

MITO – A cartilagem se regenera facilmente
Infelizmente o poder de regeneração da cartilagem é muito pequeno, quase nulo. Isso deve-se à falta de irrigação, pois a cartilagem é considerada um tecido avascular (que não possui vasos sanguíneos).

MITO –  Só a idade causa o desgaste da cartilagem 
Embora seja algo comum com o avanço da idade, outros fatores podem contribuir com desgaste da cartilagem como o peso, o esforço repetitivo da articulação, histórico familiar e alterações hormonais. 

VERDADE –  A obesidade pode prejudicar a cartilagem do joelho
A sobrecarga gerada pelo sobrepeso e obesidade afeta nossos joelhos. E, com a pressão exercida, a cartilagem desta área pode sofrer desgaste

VERDADE –  O tratamento com ácido hialurônico pode ajudar a aliviar a dor causada por desgaste na cartilagem
Também chamado de viscossuplementação, este procedimento repõe o líquido nas articulações desgastadas ou inflamadas, reduzindo o atrito entre duas ou mais cartilagens. Entre os benefícios da infiltração de ácido hialurônico está a diminuição da dor em quem possui desgaste na cartilagem.

Lesão da cartilagem
A lesão de cartilagem costuma causar dor, inchaço e travamento da articulação. Caso note algum desses sintomas, procure um médico ortopedista o mais breve possível. 



Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara