Mitos e verdades sobre dor no joelho

O joelho é uma articulação do corpo humano muito importante, pois dependemos dele para nos movimentarmos com facilidade. Quanto realizamos uma atividade física, ele atua como o principal dissipador de energia cinética. Ou seja, qualquer impacto ou força em exagero passa por esta articulação.

Ter dores no joelho pode ser resultado de uma lesão, um ligamento rompido, problemas na cartilagem ou ainda outras doenças. Existem alguns mitos sobre a dor nesta região. Confira abaixo e entenda.


MITO – Apenas idosos possuem problemas no joelho

Existem diversos fatores de risco. A prática de esportes de impacto sem os devidos cuidados, o excesso de sobrecarga nos joelhos e a obesidade são alguns deles. Existem, ainda, doenças crônicas que independem da idade.

VERDADE –  Mulheres lesionam mais os joelhos

Em números relativos (percentualmente falando), as mulheres possuem uma incidência maior de distúrbios patelo-femurais, fraturas por estresse e maior risco de lesões do ligamento cruzado anterior (LCA).
*A incidência de lesões é maior em homens apenas em números absolutos.

VERDADE – O ácido hialurônico pode ser utilizado para melhorar a dor no joelho.

A infiltração com ácido hialurônico é utilizada como tratamento para diversos tipos de lesões nas articulações. É um método que alivia dores crônicas em pacientes que não tiveram retorno em outros tratamentos e pode evitar procedimentos invasivos e cirúrgicos. Entretanto, sua indicação depende da causa da dor e da indicação de um médico ortopedista especialista em joelho. 


MITO – Quem fez cirurgia no joelho não pode realizar nenhuma atividade física

Cada pessoa possui um tipo de lesão diferente e, consequentemente, a recuperação irá variar. Entretanto, existem casos onde é possível a realização de atividades físicas, desde que sejam obedecidas as orientações do cirurgião.

 

VERDADE – Estar acima do peso pode prejudicar o joelho

O sobrepeso e a obesidade são prejudiciais para as articulações e como o joelho, pois isso aumenta a sobrecarga nesta área. Manter um peso controlado é uma das dicas para manter um joelho saudável.

Se você sentir dor ou desconforto no joelho que persistam durante alguns dias, procure um profissional especializado. Um ortopedista especializado em joelho poderá diagnosticar e prescrever o melhor tratamento para a sua recuperação. 

 

Sobre o Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara