O desgaste da articulação do joelho tem nome: condropatia patelar, também chamada de condromalácia. A lesão tem sintomas como dor profunda no joelho em volta da rótula ao realizar determinados movimentos, causada especialmente pelo enfraquecimento do quadríceps, músculo localizado na parte frontal da coxa.
Também o formato do joelho e o posicionamento dos pés do paciente podem influenciar na condropatia, principalmente quando associadas ao excesso de peso e ao esforço repetitivo.
Como saber se tenho condropatia patelar?
Fique atento aos sinais:
- Dor ao subir e descer escadas;
- Dor no joelho ao levantar-se após algum tempo sentado;
- Dor ao dobrar a perna;
- Ardência ao ficar com a perna dobrada por algum tempo;
- Sensação de estalos ou crepitação no joelho;
- Inchaço.
Se você sentir algum dos sintomas acima, é necessário consultar um ortopedista para analisar o caso. Durante o exame clínico pode ser necessária a realização de exames complementares, como a ressonância magnética, que é o principal teste utilizado para a avaliação das lesões de cartilagem atualmente, onde podemos ver o tamanho e profundidade da lesão.
Como é o tratamento?
A primeira indicação é a reabilitação, que vai fortalecer e ativar a musculatura, alongar, adequar as atividades que possam ter causado a condropatia, além de correção de padrões de movimentos inadequados do joelho. Dependendo do caso, o controle de peso também é indicado em pacientes obesos.
O especialista pode indicar também tratamentos com anti-inflamatórios via oral, e em casos mais graves, medicações infiltradas no próprio joelho.
A cirurgia é recomendada somente em grandes lesões com sintomas que não respondam aos demais tratamentos, ou ainda, com lesões associadas. O tipo de técnica a ser utilizada vai depender do tamanho da lesão, e vão desde ao desbridamento simples ao uso de membranas para a regeneração da cartilagem.
Se você está com algum dos sintomas citados, agende o quanto antes a consulta com o ortopedista para analisar seu caso. A condropatia é progressiva e com o tempo só agrava o quadro do paciente.
Sobre o Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.