O que você precisa saber sobre condropatia patelar

O desgaste da articulação do joelho tem nome: condropatia patelar, também chamada de condromalácia. A lesão tem sintomas como dor profunda no joelho em volta da rótula ao realizar determinados movimentos, causada especialmente pelo enfraquecimento do quadríceps, músculo localizado na parte frontal da coxa. 

Também o formato do joelho e o posicionamento dos pés do paciente podem influenciar na condropatia, principalmente quando associadas ao excesso de peso e ao esforço repetitivo.


Como saber se tenho condropatia patelar?

Fique atento aos sinais:

  • Dor ao subir e descer escadas;
  • Dor no joelho ao levantar-se após algum tempo sentado;
  • Dor ao dobrar a perna;
  • Ardência ao ficar com a perna dobrada por algum tempo;
  • Sensação de estalos ou crepitação no joelho;
  • Inchaço.

Se você sentir algum dos sintomas acima, é necessário consultar um ortopedista para analisar o caso. Durante o exame clínico pode ser necessária a realização de exames complementares, como a ressonância magnética, que é o principal teste utilizado para a avaliação das lesões de cartilagem atualmente, onde podemos ver o tamanho e profundidade da lesão. 

 

Como é o tratamento?

A primeira indicação é a reabilitação, que vai fortalecer e ativar a musculatura, alongar, adequar as atividades que possam ter causado a condropatia, além de correção de padrões de movimentos inadequados do joelho. Dependendo do caso, o controle de peso também é indicado em pacientes obesos.

O especialista pode indicar também tratamentos com anti-inflamatórios via oral, e em casos mais graves, medicações infiltradas no próprio joelho. 

A cirurgia é recomendada somente em grandes lesões com sintomas que não respondam aos demais tratamentos, ou ainda, com lesões associadas. O tipo de técnica a ser utilizada vai depender do tamanho da lesão, e vão desde ao desbridamento simples ao uso de membranas para a regeneração da cartilagem.

Se você está com algum dos sintomas citados, agende o quanto antes a consulta com o ortopedista para analisar seu caso. A condropatia é progressiva e com o tempo só agrava o quadro do paciente.

 

Sobre o Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara