Objetivo: maratona – O que você precisa saber

O ano recém começou e ainda é tempo de organizar as resoluções para 2021. Sempre em busca de se superar e adquirir hábitos mais saudáveis, é muito comum que um dos objetivos seja conseguir completar uma maratona (42 km) ou meia (21 km). Atletas, corredores de rua ou profissionais: não importa em qual categoria você se encontre, existem alguns cuidados que precisam se tomados por todos.

Veja abaixo alguns pontos de atenção para quem já corre e quer aumentar seu recorde pessoal ou quem quer começar.

Acompanhamento profissional

Cada pessoa é uma combinação única de corpo, preparo físico, histórico familiar, condições de saúde e outros aspectos. Por isso, é essencial que um educador físico oriente desde o início da prática e acompanhe a evolução, sugerindo as melhores técnicas para cada um, de acordo com suas características. Além de ser mais seguro, há a garantia de que ele saberá extrair de você a melhor performance possível.  

Consulta médica e exames

Para quem deseja começar a correr ou já corre, mas quer intensificar os treinos, é ideal que procure um médico e faça alguns exames. Além dos laboratoriais, para verificar problemas como diabetes e hipertensão, é importante checar a saúde do coração e dos joelhos, que serão os mais exigidos e os principais responsáveis pelo seu desempenho na corrida.

Roupas e tênis adequados

Apesar de a corrida ser um esporte muito democrático, que não exige altos investimentos em equipamento, é fundamental contar com uma indumentária própria para a prática.

As roupas devem ser de tecidos desenvolvidos para corredores ou, pelo menos, que permitam boa transpiração. Sempre muito leves, mesmo quando está frio, pois o corpo logo aquece e assim você não precisa fazer paradas desnecessárias e perder o ritmo.

Quanto ao tênis, também deve ser um modelo próprio para corrida. Existem diferentes faixas de preço e ótimas opções com bom custo-benefício, mas assim como precisamos um colchão confortável para dormir e uma cadeira ergonômica para o trabalho, devemos lembrar que serão horas e horas em cima deste par, ou seja, ele precisa ser perfeito para você.

Além disso, é importante ter cuidados com alimentação e hidratação. Se puder, consulte também um nutricionista para que a sua alimentação seja adequada ao seu objetivo.

Sobre o Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara