Conhecida popularmente como “Síndrome do Corredor”, a Síndrome do Trato Iliotibial é uma lesão muito comum em esportistas que praticam corrida de rua. Trata-se de uma lesão inflamatória aguda no joelho que causa, muitas vezes, o afastamento dos atletas dos esportes.
O que é Trato Iliotibial?
Trata-se de uma faixa de tecido fibroso que começa na lateral da coxa e desce até abaixo do joelho. Este tecido, forte e grosso,é importante tanto para o quadril como o joelho.
Qual a função do Trato Iliotibial?
Esta faixa de tecidos tem grande importância para a estabilização do joelho e para o movimento e flexão dessa articulação. Sempre que esticamos e flexionamos a perna, por exemplo, usamos o Trato Iliotibial, além de outros músculos.
O que causa a Síndrome do Corredor?
A principal causa é desta lesão é o uso excessivo dos tecidos conjuntivos que estão localizados na parte lateral ou externa da coxa e joelho. O esforço repetitivo de flexionar a articulação do joelho e o excesso de atividades contribuem para o surgimento da Síndrome do Trato Iliotibial. Entretanto, existem outros fatores que podem influenciar, como a má flexibilidade muscular, má postura durante a prática de uma atividade física, alterações anatômicas e até a escolha do local onde o exercício é realizado (realizar corridas em regiões com desnível, por exemplo).
Quais os principais sintomas da Síndrome do Trato Iliotibial?
Os sintomas mais comuns incluem:
- Dor na lateral do joelho
- Hipersensibilidade na região lateral do fêmur
- Sensação de queimação quando a região é apalpada
- Dor ao flexionar e estender o joelho
- Inchaço
Existe tratamento?
Sim, há tratamento para a Síndrome de Trato Iliotibial. Alguns pacientes são tratados com um protocolo de fortalecimento muscular associado ao uso de medicamentos e fisioterapia. Entretanto, há casos que exigem uma cirurgia no local. No procedimento, o médico removerá a bursa para a liberação do trato iliotibial, reduzindo o atrito e a dor no joelho.
Apenas o médico ortopedista poderá avaliar a situação e indicar o melhor tratamento, de acordo com o grau da lesão e os sintomas de cada paciente.
Estou com dor na lateral do joelho. Devo procurar um médico?
Sim. O ideal é procurar um ortopedista assim que os sintomas forem percebidos, para que a avaliação seja realizada antes do agravamento da lesão.
Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.