Perguntas e respostas sobre síndrome do corredor

síndrome do corredor
A Síndrome do Trato Iliotibial é uma lesão comum em corredores. O principal sintoma dessa condição é a dor na lateral do joelho.

Conhecida popularmente como “Síndrome do Corredor”, a Síndrome do Trato Iliotibial é uma lesão muito comum em esportistas que praticam corrida de rua. Trata-se de uma lesão inflamatória aguda no joelho que causa, muitas vezes, o afastamento dos atletas dos esportes.

O que é Trato Iliotibial?

Trata-se de uma faixa de tecido fibroso que começa na lateral da coxa e desce até abaixo do joelho. Este tecido, forte e grosso,é importante tanto para o quadril como o joelho.

Qual a função do Trato Iliotibial?

Esta faixa de tecidos tem grande importância para a estabilização do joelho e para o movimento e flexão dessa articulação. Sempre que esticamos e flexionamos a perna, por exemplo, usamos o Trato Iliotibial, além de outros músculos.

O que causa a Síndrome do Corredor?

A principal causa é desta lesão é o uso excessivo dos tecidos conjuntivos que estão localizados na parte lateral ou externa da coxa e joelho. O esforço repetitivo de flexionar a articulação do joelho e o excesso de atividades contribuem para o surgimento da Síndrome do Trato Iliotibial. Entretanto, existem outros fatores que podem influenciar, como a má flexibilidade muscular, má postura durante a prática de uma atividade física, alterações anatômicas e até a escolha do local onde o exercício é realizado (realizar corridas em regiões com desnível, por exemplo).

Quais os principais sintomas da Síndrome do Trato Iliotibial?

Os sintomas mais comuns incluem:

• Dor na lateral do joelho
  • Hipersensibilidade na região lateral do fêmur
  • Sensação de queimação quando a região é apalpada
  • Dor ao flexionar e estender o joelho
  • Inchaço

Existe tratamento?

Sim, há tratamento para a Síndrome de Trato Iliotibial. Alguns pacientes são tratados com um protocolo de fortalecimento muscular associado ao uso de medicamentos e fisioterapia. Entretanto, há casos que exigem uma cirurgia no local. No procedimento, o médico removerá a bursa para a liberação do trato iliotibial, reduzindo o atrito e a dor no joelho.

Apenas o médico ortopedista poderá avaliar a situação e indicar o melhor tratamento, de acordo com o grau da lesão e os sintomas de cada paciente.

Estou com dor na lateral do joelho. Devo procurar um médico?

Sim. O ideal é procurar um ortopedista assim que os sintomas forem percebidos, para que a avaliação seja realizada antes do agravamento da lesão.

Dr. Bruno Pavei

É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui

Atendimento e contatos

Consultório em Içara