São inúmeros os benefícios que os esportes proporcionam para a saúde. A prática destas atividades proporciona mais qualidade de vida e está associada ao tratamento e prevenção de diversas doenças e condições. Mas a incidência de lesões em alguns esportes é um ponto de atenção que deve ser considerado. Você sabe quais esportes causas mais lesões? O Dr. Bruno Pavei, médico ortopedista e cirurgião do joelho, explica abaixo:
1) Corrida
A taxa de lesão em corredores tem uma grande variação: de 3 a 59 a cada 1000 horas praticadas. Isso acontece devido a diferenças nos estudos e públicos, pois as lesões ocorrem com mais frequência em corredores não experientes. As áreas afetadas mais comumente são o joelho, perna (canela) e pés. Os principais fatores de risco são ocorrência de lesões prévias, falta de experiência e sobrecarga devido ao excesso nas distâncias e frequências.
2) Futebol e Futsal
É o esporte mais praticado no Brasil e no mundo. A taxa de lesão é de 6.2 a 13.2 para cada 1000 horas praticadas. As lesões ocorrem principalmente nos membros inferiores e incluem entorses, distensões e contusões.
3) Basquete
Com taxa de lesão que varia de 4.7 a 9.1 a cada 1000 horas, o basquete entra na lista. O tornozelo é a área mais afetada, sendo a entorse de tornozelo responsável por 25% das lesões neste esporte.
4) Natação
Na natação, o ombro é a principal vítima quando falamos de lesões durante o esporte, sendo a tendinopatia do supraespinhoso uma das condições mais comuns. A taxa de lesão é de 3.78 (mulheres) e 4 (homens) para cada 1000 horas.
5) Tênis
As lesões mais comuns no tênis ocorrem nos ombros inferiores, seguido por membros superiores e tronco. A taxa de lesão varia de 0,05 a 4 a cada 1000 horas de esporte praticados e o estorno de tornozelo é uma das queixas mais frequentes.
6) Crossfit
É um treinamento que une levantamento de peso olímpico, ginástica, atletismo e outras modalidades em atividades de alta intensidade. Este programa de condicionamento, que usa movimentos sucessivos para criar força e resistência, têm ganhado cada vez mais adeptos. A taxa de lesão é de 2.3 a 3.2 a cada 1000 horas praticadas e afeta, principalmente, a lombar e ombros. Já a taxa de lesão para atletas de competições costuma ser cinco vezes maior.
E como prevenir?
A prevenção de lesões ao praticar esporte depende de alguns hábitos dos atletas. Respeitar um programa de aquecimento, incluindo força, equilíbrio e agilidade diminui em até 35% o risco de lesões. A utilização de protetores articulares como tornozeleiras é recomendada para atletas de elite com lesão prévia.
Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.