Quer começar a correr? Dicas para prevenir lesões nos joelhos para corredores iniciantes

Os benefícios da prática regular de exercício físico já estão comprovados. Um dos esportes que tem ganhado mais adeptos é a corrida. Além de ajudar na perda de peso, este treino trabalha a resistência muscular, reduz o risco de doenças cardiovasculares e aumenta a eficiência do metabolismo. Outra vantagem é a sua simplicidade: basta estar disposto, calçar um tênis adequado e encarar os primeiros passos.

Entretanto, mesmo sendo um esporte acessível e democrático, é necessário um preparo. Abaixo, confira algumas dicas se você pretende começar a correr.

Faça uma avaliação física
A avaliação de um médico é importante antes do início do treino. Ele poderá avaliar sua condição física e possíveis problemas, indicando a intensidade do exercício. A corrida é um esporte que exige do seu corpo e conhecer os limites ajuda na prevenção de lesões.

Fortaleça a musculatura do joelho
O joelho recebe muito impacto durante a corrida, por isso o seu fortalecimento é de grande importância. A falta de preparo muscular pode prejudicar a área, causando sobrecarga e lesões em cartilagens e tendões.Procure um profissional especializado, como um educador físico, para auxiliá-lo no ganho de músculos nesta área de forma segura.

Alongamento
Este item é básico para qualquer exercício. O alongamento deve ser realizado sempre após a corrida, pois ajuda a evitar lesões.

Comece aos poucos
Muitas lesões ocorrem devido a seguinte combinação: muitos quilômetros, muito cedo. Não corra uma distância muito grande ou muito depressa, antes do corpo estar preparado para isso. Comece seu treino aos poucos, sem exigir demais do seu corpo, aumentando a quilometragem gradativamente.

Escolha bem o calçado
Investir em um tênis adequado para a corrida pode ajudar no seu treino, melhorando o conforto e, principalmente, absorvendo o impacto de forma correta.

Atenção para as dores
Qualquer iniciante irá sentir um desconforto no treino, principalmente conforme a distância e a intensidade aumentam. Porém, dores fortes não são normais. Se você sentir dores que façam você mancar durante a corrida, tome alguns cuidados. Pause o exercício e descanse por alguns dias. Se as dores continuarem, procure um médico ortopedista.