Sarcopenia: o que é e como evitar

Sarcopenia é a perda muscular de massa que está ligada ao envelhecimento. Veja como prevenir e diagosticar.

A Sarcopenia é uma patologia comum na população idosa, e é caracterizada pela perda generalizada e progressiva de força e massa muscular, ainda que em pacientes saudáveis – porém mais velhos. Estima-se que 50 milhões de pessoas no mundo tenham a doença. Além do envelhecimento, a inatividade física, a diminuição da produção de hormônios e a perda de massa são alguns dos causadores da condição.


Por que a Sarcopenia atinge os idosos?

A fragilidade é uma condição fisiológica dos idosos, pois a fraqueza muscular e a redução de atividades físicas funcionam de forma gradual. Além disso, após a chegada da terceira idade, a desnutrição com proteínas, o aumento de mediadores inflamatórios e diferentes doenças vão atingindo mais essa classe da população.

A Sarcopenia considera o desequilíbrio entre degradação e síntese de proteínas, o que vai diminuindo a massa muscular, e pode afetar a coordenação motora, a mobilidade e autonomia dos pacientes idosos. Mudanças hormonais com a queda nos níveis de produção também atingem esse tipo de população, considerando também a perda de neurônios que estimulam o músculo e resistência à insulina. 


Como é feito o diagnóstico da Sarcopenia?

Os pacientes acometidos por sarcopenia começam geralmente a sentir fraqueza muscular, o que dificulta ações de rotina, como caminhar e carregar objetos. Alguns pacientes também sentem falta de equilíbrio, portanto todos os sintomas devem ser considerados. 

A partir de um diagnóstico médico são observados fatores como a função muscular de membros superiores e inferiores a partir de diferentes exames, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e, ainda, ultrassonografia.

 

Existe prevenção?

Existe, sim! É possível minimizar os efeitos da perda de massa muscular a partir de práticas de exercícios físicos regulares, além de ter uma alimentação saudável e rica em proteínas. 

A nutrologia é uma grande aliada na prevenção à sarcopenia, portanto, consultar um profissional especializado é um grande diferencial. Além disso, consultas regulares com o médico ortopedista também vão auxiliar no processo. Se você sente dores musculares, fraqueza e/ou desequilíbrio, agende uma consulta e vamos cuidar dos seus músculos para que você mantenha a autonomia física por mais tempo!

 

Sobre o Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.

 

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. Apenas uma avaliação com um profissional médico possibilitará o diagnóstico de doenças, a indicação de tratamentos e a prescrição de medicamentos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara