Sarcopenia: o que é e como evitar

A Sarcopenia é uma patologia comum na população idosa, e é caracterizada pela perda generalizada e progressiva de força e massa muscular, ainda que em pacientes saudáveis – porém mais velhos. Estima-se que 50 milhões de pessoas no mundo tenham a doença. Além do envelhecimento, a inatividade física, a diminuição da produção de hormônios e a perda de massa são alguns dos causadores da condição.

Por que a Sarcopenia atinge os idosos?

A fragilidade é uma condição fisiológica dos idosos, pois a fraqueza muscular e a redução de atividades físicas funcionam de forma gradual. Além disso, após a chegada da terceira idade, a desnutrição com proteínas, o aumento de mediadores inflamatórios e diferentes doenças vão atingindo mais essa classe da população.

A Sarcopenia considera o desequilíbrio entre degradação e síntese de proteínas, o que vai diminuindo a massa muscular, e pode afetar a coordenação motora, a mobilidade e autonomia dos pacientes idosos. Mudanças hormonais com a queda nos níveis de produção também atingem esse tipo de população, considerando também a perda de neurônios que estimulam o músculo e resistência à insulina.

Como é feito o diagnóstico da Sarcopenia?

Os pacientes acometidos por sarcopenia começam geralmente a sentir fraqueza muscular, o que dificulta ações de rotina, como caminhar e carregar objetos. Alguns pacientes também sentem falta de equilíbrio, portanto todos os sintomas devem ser considerados.

A partir de um diagnóstico médico são observados fatores como a função muscular de membros superiores e inferiores a partir de diferentes exames, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e, ainda, ultrassonografia.

Existe prevenção?

Existe, sim! É possível minimizar os efeitos da perda de massa muscular a partir de práticas de exercícios físicos regulares, além de ter uma alimentação saudável e rica em proteínas.

A nutrologia é uma grande aliada na prevenção à sarcopenia, portanto, consultar um profissional especializado é um grande diferencial. Além disso, consultas regulares com o médico ortopedista também vão auxiliar no processo. Se você sente dores musculares, fraqueza e/ou desequilíbrio, agende uma consulta e vamos cuidar dos seus músculos para que você mantenha a autonomia física por mais tempo!

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. Apenas uma avaliação com um profissional médico possibilitará o diagnóstico de doenças, a indicação de tratamentos e a prescrição de medicamentos.