Tipo de pisada: entenda qual a sua

tipo de pisada

Pode parecer apenas um detalhe, mas entender qual é o seu tipo de pisada ajuda na manutenção da sua saúde. Entender e saber sobre o seu tipo de pisada pode ajudar a prevenir lesões nos pés, joelho e até na coluna e auxilia a melhorar o rendimento de quem pratica corridas, por exemplo, além de contribuir para a qualidade de vida.

Cada pessoa pisa de uma forma diferente, mas em geral existem três tipos de pisada, que iremos conhecer abaixo. O tipo para cada indivíduo é escolhido com base em características como formato do pé, joelhos e da flexibilidade, por exemplo.

Vale ressaltar a importância de procurar um médico ortopedista para fazer a avaliação correta dos seus membros inferiores e da pisada. A consulta é indicada também para aqueles que querem deixar o sedentarismo de lado e iniciar uma prática de esporte ou treino.

Agora, vamos aos tipos de pisada. Nossos pés são a base da sustentação do corpo e, ao pisar de maneira errada, podem causar um desequilíbrio corporal. As pisadas se diferenciam basicamente pela forma que o peso é descarregado, o que pode gerar compensações.

Pisada pronada

Nesse tipo, a pessoa faz a rotação dos pés e dos tornozelos. A parte interna recebe mais apoio, e o impulso é dado pelo dedão. Essa pisada pode causar lesão na canela e nas articulações ou desalinhar o joelho e a lombar, por exemplo. Nesses casos, é recomendado que as pessoas usem calçados que reduzam impactos na região, como aqueles com amortecimento.

Pisada supinada

Nesse caso, a pessoa utiliza principalmente a parte de fora do pé, pela lateral, e a força para caminhar é feita pelo dedinho. Esse tipo de pisada pode causar lesões no joelho e até na coluna.

Para pessoas que têm esse tipo de pisada, o mais indicado é utilizar tênis que contém molas, para que o amortecimento ajude a reduzir o impacto.

Pisada neutra

Ocorre quando o passo é dado de forma mais uniforme, sem render de forma excessiva para nenhum dos lados.

Considerada a mais adequada, essa pisada é como um equilíbrio entre as duas que citamos acima. Ela oferece menos riscos, tem mais equilíbrio e distribui melhor o impacto.

Escolha do calçado

Sabendo o seu tipo de pisada, fica mais fácil identificar o calçado ou tênis mais adequado para você. Quando a escolha é feita corretamente, há a melhora na absorção do impacto da pisada e menos chances do surgimento de alguma lesão. No entanto, a escolha errada pode piorar a pisada e causar desconfortos e complicações.

A melhor forma para descobrir qual é a sua pisada e como ela pode ser melhorada é procurando um ortopedista, que poderá passar orientação de qualidade. Lembre-se que, quanto mais cedo um problema de saúde é diagnosticado e tratado, maiores são as chances de um uma recuperação eficaz.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. Apenas uma avaliação com um profissional médico possibilitará o diagnóstico de doenças, a indicação de tratamentos e a prescrição de medicamentos.