3 causas comuns do inchaço nos joelhos

inchaço nos joelhos

Estrutura fundamental para o desempenho de atividades no dia a dia, o joelho é uma das regiões do corpo que fica mais vulnerável a lesões, já que o utilizamos a todo momento, mesmo em funções básicas como caminhar e subir escadas.

Queixas de dor, desconforto e estalos são comuns em consultórios e merecem atenção. Outro relato que surge com frequência é o de inchaço nos joelhos, que pode ocorrer por diferentes motivos. Por isso, vale lembrar que o ideal é sempre procurar um ortopedista capacitado o quanto antes para verificar qual problema está afetando a região, e partir para o tratamento mais adequado.

Para ajudar você, selecionei três problemas comuns que podem levar ao inchaço nos joelhos.

Confira:

Artrose

Bastante conhecida, essa doença crônica causa a degeneração da cartilagem nas articulações, o que faz com que haja mais contato e atrito entre os ossos quando nos movimentamos. O problema pode atingir diferentes articulações pelo corpo, afetando, por exemplo, joelho, quadril, ombro ou coluna.

A artrose pode ser causada por diferentes motivos, como o envelhecimento e desgaste normal do corpo, histórico familiar da doença, lesões e fraturas que afetam a região, deficiência de vitaminas, esforços repetitivos e exercícios que geram sobrecarga e obesidade.

Os principais sintomas são dor crônica na articulação atingida e dificuldade para realizar movimentos. Inchaço, vermelhidão e rigidez na região, além de sensação de formigamento e estalos também são comuns.

Além disso, a longo prazo, a artrose também pode levar ao surgimento de deformidades na articulação.

Gota

Essa doença inflamatória, que também chamamos de artrite gotosa, ocorre quando há excesso de ácido úrico no sangue (o que ocorre, em geral, em razão de alimentação não saudável e uso indiscriminado de medicações).

A gota pode ser causada por má alimentação, alta ingestão de bebidas alcoólicas, diabetes, obesidade e hipertensão arterial não controlada, além de ingestão inadequada de medicamentos e uso exagerado de diuréticos.

A doença pode surgir em qualquer articulação, mas é mais frequente nos membros inferiores, afetando especialmente o dedão do pé. Entre os sintomas, estão a dor (muitas vezes intensa) que aumenta ao movimentar a articulação afetada, inchaço e vermelhidão.

Cisto de Baker

Esse problema se caracteriza por um volume, como um caroço, que surge na parte de trás do joelho, em decorrência de alterações na articulação. Essa “bola” aparece em razão do acúmulo de líquido dentro da bursa (que se parece com uma pequena bolsa e serve para amortecer o atrito nas articulações).

Diversos fatores podem levar ao surgimento do cisto de baker. Muitas vezes o caroço surge após uma série de lesões ou acidentes no joelho, mas também pode aparecer em decorrência de doenças articulares ou sobrecarga durante treinos ou corrida, por exemplo.

Os sintomas são dor e sensação de pressão atrás do joelho, que podem piorar quando o paciente faz esforços. Inchaço e dificuldade para movimentar a perna também são comuns. Quando o cisto é grande, pode acabar comprimindo vasos e nervos na região, levando a fraqueza e formigamento.

No entanto, em alguns casos, o cisto de Baker causa pouco ou nenhum sintoma, o que pode fazer com que o problema seja descoberto de forma tardia, quando já se agravou.

Por isso, o recomendado é manter o acompanhamento junto ao seu ortopedista no dia.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.