5 sinais de artrose no joelho

Hoje quero explicar 5 sinais de artrose no joelho!

A Artrose, também chamada de Osteoartrose, é um problema que ocorre em razão do desgaste nas cartilagens que revestem as extremidades dos ossos. Os sintomas geralmente causam dor e desconforto aos pacientes, por isso é importante ficar atento aos sintomas e buscar ajuda médica o quanto antes. Para ajudar, listo abaixo os 5 sinais que podem indicar artrose no joelho:

5 sinais de artrose no joelho

Dor: é o sintoma mais comum e costuma aumentar gradativamente.

Dificuldade de movimentação: é muito comum não conseguir mais se locomover como antes, mesmo durante tarefas que antes eram simples no dia a dia.

Deformidade: em razão do problema, o joelho pode acabar “entortando”, se inclinando para dentro ou para fora.

Inchaço: esse sintoma ocorre em razão do processo inflamatório da membrana que envolve a articulação do joelho, e se agrava principalmente depois de algum esforço físico.

Perda de força: a fraqueza muscular que se agrava gradualmente é outro indicativo do problema. Ela dificulta, por exemplo, o ato de subir e descer escadas e terrenos íngremes.

Quais as causas da artrose no joelho?

A artrose pode ser causada pelo desgaste que ocorre naturalmente com o envelhecimento, mas também pode ser agravada por outros fatores como lesões, excesso de peso (que sobrecarrega a articulação), doenças inflamatórias e traumatismo direto.

Embora a doença não tenha cura, ela pode ser tratada e os sintomas amenizados. Existem diferentes opções para o tratamento da artrose. A indicação, que sempre deverá ser realizada por um médico ortopedista especializado na região afetada, irá variar conforme o grau da artrose, seus sintomas e condições do paciente. O tratamento conservador inclui normalmente medicamentos, sessões de fisioterapia e até alguns exercícios para fortalecer a musculatura da região, como caminhadas e hidroginástica.

Quando não há resultados, pode ser indicada a artroplastia, uma cirurgia que consiste na colocação de uma prótese no joelho que irá permitir que os pacientes recuperem seus movimentos.

Vale lembrar que é possível reduzir as chances de desenvolver a doença ao adotar hábitos de vida mais saudáveis, como uma boa alimentação, controle do peso e  prática de exercícios físicos regulares.