Artroplastia: como a prótese de joelho pode melhorar a sua qualidade de vida

protese joelho

A artroplastia de joelho é uma cirurgia que tem como objetivo substituir uma articulação com problemas por uma nova através de prótese. Vale lembrar que o joelho é uma articulação formada por um conjunto de estruturas que devem trabalhar em harmonia, possibilitando a reestruturação do peso do corpo e os movimentos necessários para a marcha.

Quando essa harmonia apresenta falhas, comprovadas através de exames e sintomas, a Artroplastia torna-se uma opção pois a articulação danificada é substituída por componentes metálicos e/ou plásticos, compondo um “novo” joelho para desenvolver atividades de rotina e permitir um caminhar sem dor.

Geralmente a cirurgia é executada em casos graves de artrose no joelho, que resultam de um processo degenerativo por desgaste na cartilagem do joelho, ocorrido naturalmente com o evoluir da idade, ou secundariamente originado pelo excesso de peso, desvio no eixo do joelho ou traumatismo com fratura ou lesão de ligamentos cruzados.

O procedimento é indicado quando demais tratamentos foram ineficazes, sendo uma alternativa segura e com o objetivo de recuperar os movimentos necessários para sentar, andar, subir e descer escadas. 

É uma das cirurgias que sofreu mais evolução nos últimos anos, graças aos progressos nos implantes, trazendo expressiva redução da dor e uma melhoria da qualidade de vida para o paciente.

Como é feita a artroplastia do joelho

A cirurgia é feita com a substituição das cartilagens gastas por dispositivos metálicos, cerâmicos ou plásticos. Esta substituição pode ser parcial, quando só alguns componentes da articulação são retirados, ou total, quando se retira toda a articulação original e se substitui por um aparelho metálico.

O procedimento dura cerca de duas horas, com aplicação de anestesia raquidiana, em ambiente hospitalar, com tempo de internamento pós-operatório de três a quatro dias.  

Após a cirurgia, o médico responsável pode indicar analgésicos e anti-inflamatórios nos primeiros dias, seguido de fisioterapia, iniciada no dia seguinte ao procedimento. 

Ainda é recomendado permanecer deitado na cama por até 12 horas após a artroplastia, com sonda vesical para manter a bexiga vazia, evitando o deslocamento até o banheiro. Todos os cuidados e orientações devem ser seguidos para um sucesso maior após a cirurgia.

Recuperação após a cirurgia

A recuperação pode variar de três a seis semanas, assim que o controle muscular estiver recuperado, geralmente orientado por um fisioterapeuta e com a ajuda de um andador nos primeiros dias.

Aos poucos o paciente consegue retomar a maior parte das atividades do dia a dia, sendo apenas recomendado evitar algumas posições como ficar de cócoras ou levantar muito os joelhos. 

Além disso, a prática de exercícios com impacto elevado ou que forcem a flexão do joelho devem ser evitadas.

A fisioterapia será essencial após o procedimento, com objetivo de aliviar dores e inchaços, melhorar os movimentos e fortalecer os músculos. 

Depois da alta hospitalar, o acompanhamento com o médico especialista é prosseguido, para confirmar o sucesso da operação. Avalie com o ortopedista a possibilidade de fazer artroplastia no seu caso, agende uma consulta.

Sobre o Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara