Como ter ossos saudáveis na terceira idade

Como ter ossos saudáveis na terceira idade

Uma das áreas mais afetadas com o envelhecimento é a saúde dos ossos e das articulações. Com o avanço da idade, podem surgir dores, desconfortos e até a limitação de movimentos em partes do corpo. Com alguns cuidados e precauções, no entanto, é possível prevenir ou minimizar esses problemas, fazendo com que os ossos sigam saudáveis na terceira idade.

Um dos cuidados mais importantes diz respeito ao exercício físico. Realizar regularmente atividades ajuda a manter o corpo em movimento e até a reduzir o estresse e a ansiedade.

A atividade física frequente também é a melhor forma de prevenir o surgimento de dois problemas comuns da terceira idade: a artrose do joelho e a osteoartrite, que se caracterizam pelo desgaste da cartilagem e inflamação.

O exercício físico também ajuda a reduzir o risco de fraturas, e do surgimento de doenças degenerativas nas articulações e fortalece os músculos. Além de ser benéfica também para outras áreas, como a saúde do coração e do pulmão, as atividades regulares ajudam o idoso a se manter mais independente, o que melhora o dia a dia e a autoestima.

Para se manter em movimento, vale qualquer atividade: musculação, dança, exercícios na água, caminhada, corrida ou pilates. A dica é procurar um que lhe traga prazer e realizá-lo de forma adequada, respeitando os limites do seu corpo.

Além disso, manter uma alimentação equilibrada, com a ingestão diária de verduras, legumes e frutas, também ajuda a manter a saúde dos ossos. Consumir bebidas alcoólicas em excesso e fumar, pelo contrário, causam prejuízos à saúde. A prevenção é uma das formas de ajudar a ter ossos mais saudáveis. Isso acontece com a adoção dos hábitos acima aliada ao acompanhamento médico. Nestes casos, o histórico familiar é importante, pois algumas doenças, como a osteoporose, são hereditárias. Isso significa que existem mais chances de desenvolver a doença.

Fique atento também aos sintomas. Ao sentir qualquer sinal ou desconforto, procure o seu médico ortopedista o quanto antes. 

Leia também:

Como a falta de atividade física impacta na sua saúde

Como o sedentarismo prejudica a saúde dos seus joelhos

Sobre o Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara