Como a falta de atividade física impacta na sua saúde

Já sabemos que realizar atividades físicas regularmente impacta de forma muito positiva em nossa saúde. Os exercícios ajudam a manter em movimento as engrenagens do corpo, o peso adequado e melhoram a saúde mental, diminuindo níveis de estresse. No entanto, apesar de benefícios comprovados, uma série de artigos publicados recentemente na revista The Lancet indicam que a luta contra o sedentarismo não tem avançado.

Segundo os autores, desde 2012, o número de jovens que pratica algum esporte permanece o mesmo. A publicação também alerta para um número preocupante:  80% dos jovens no mundo tem uma rotina sedentária.

São jovens que não realizam nenhum tipo de esporte, nem exercícios menores, como caminhar até a escola. Além disso, passam muitas horas do dia sentados. Os dados desta faixa etária são importantes pois os hábitos de vida influenciam na saúde dos indivíduos futuramente e nas próximas gerações.

Como combater o sedentarismo

A Organização Mundial de Saúde recomenda que adolescentes realizem uma hora de exercício físico por dia. Para os adultos, o número ideal é de pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana.

A falta de atividades físicas regulares é responsável por mais de 5 milhões de mortes por ano no mundo. A prática de exercícios, por outro lado, reduz as chances de sofrer de doenças cardiovasculares, ajuda a controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol. Além disso, em um mundo cada vez mais conectado e que exige muito nossa atenção, os exercícios também auxiliam a controlar os níveis de estresse e de ansiedade, impactando em nossa saúde mental e na qualidade de vida.

Por isso, independente da idade em que você se encontre, busque incluir atividades físicas na sua rotina. Se você acredita que não tem disposição ou tempo para praticar os exercícios, lembre-se que é possível começar aos poucos, fazendo caminhadas ou séries de exercícios menores.

Vale destacar a importância de consultar um médico para orientar você antes de iniciar as atividades, e que elas devem ser acompanhadas por um treinador físico, para evitar lesões e sobrecarga das articulações e músculos.

Por que incentivar a atividade física desde cedo?

Se você tem filhos, o ideal é incentivar os bons hábitos desde cedo. Infelizmente, o uso de computadores e smartphones cada vez mais cedo e por grandes períodos têm contribuído com os altos índices de sedentarismo. A falta de movimentos aliada ao consumo excessivo de ultraprocessados é prejudicial à saúde e os números cada vez mais altos de crianças com diabetes e colesterol elevado são consequência disso.

Para combater esse problema, é recomendado inserir atividades aos pequenos, como andar de bicicleta, caminhar e brincar ao livre. Esportes em grupo também podem trazer benefícios. Nessa faixa etária, a atividade física é importante para o desenvolvimento físico, motor e até social das crianças.

O ideal é unir atividades que sejam de interesse, por isso é bom experimentar várias modalidades e tipos. Este pode ser o começo de uma rotina que seguirá no futuro: iniciar uma prática de atividade física pode ser o pontapé inicial para ensinar aos pequenos sobre a importância de um estilo de vida saudável.

Lembre-se que praticar exercícios físicos é investir no seu bem estar e garantir um futuro mais saudável.

Leia também:
A importância da atividade física na terceira idade

Sobre o Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. Apenas uma avaliação com um profissional médico possibilitará o diagnóstico de doenças, a indicação de tratamentos e a prescrição de medicamentos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara