Você já pensou em correr?
Esta é uma atividade com diversos benefícios para a saúde. É um dos exercícios mais utilizados para manter a forma e trabalhar a resistência muscular, sendo muito eficiente para quem quer perder peso com saúde.
Outros benefícios da corrida incluem a melhora da saúde cardiovascular e da capacidade respiratória, bem como a redução do estresse e ansiedade.
Também pode ser realizada em diversos lugares, sozinho ou acompanhado de apenas um bom par de fones de ouvido. Mas, seja ao ar livre ou na esteira, alguns cuidados são importantes para evitar a ocorrência de lesões. Confira abaixo:
1) Evite o exagero
Nada de tentar correr meia maratona na primeira semana!
Se você ainda é iniciante, comece a correr aos poucos e aumente gradualmente. Não exagere no treino durante um mesmo dia, pois seu corpo pode ficar sobrecarregado. Mesmo após alguns dias seguindo o seu treino, não mude bruscamente sua rotina de corrida: faça mudanças aos poucos para haver tempo de adaptação. Estabeleça metas realistas para manter uma prática saudável.
2) Faça alongamentos
Muitos subestimam a importância do alongamento. Isso é um erro, pois o alongamento pode ajudar a prevenir algumas lesões articulares.
Além de alongamentos, faça um aquecimento antes de cada sessão de corrida para preparar seus músculos e articulações.
3) Reforce a musculatura
Sim, a musculação pode fazer a diferença aqui. Isso acontece porque os membros inferiores recebem todo o impacto do seu corpo durante a corrida. Por isso, fortalecer a musculatura ajuda a garantir a força para que articulações como o joelho e tornozelo não sofram lesões cargas desnecessárias.
4) Atenção ao calçado
Investir em um calçado adequado é um item importante. Dê preferência para tênis próprios para corrida, e que sejam confortáveis nos seus dois pés. Aqui vale experimentar e tentar identificar qual o seu tipo de pisada.
5) Cuidado com as dores
Você sentiu uma dor muito forte no joelho ou no tornozelo durante a corrida? Suspenda o treino por alguns dias e observe os sintomas. Caso a dor persista, procure um médico ortopedista para avaliação.
Lembre-se: dê ao seu corpo tempo para se recuperar entre os treinos. É ótimo começar uma atividade nova e adotar hábitos melhores. Mas o descanso é fundamental também, inclusive para evitar o excesso e, consequentemente, lesões.5 dicas para evitar lesões durante corridas
Leia mais:
Sobre o Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.