Tipos de dor no joelho

Tipos de dor no joelho

Dores no joelho são um incômodo constante, que iniciam de maneira leve e podem se agravar durante o tempo. As causas podem ser diversas e variam do desgaste das articulações, excesso de peso ou ainda, a lesões provocadas por esportes ou outras atividades.

Existem diferentes patologias que podem provocar outras na região, como rompimento dos ligamentos, cisto de Baker ou osteoartrite, por exemplo. Mas quais são as causas? Entenda abaixo.

Dores Externas

  • Dor na lateral do joelho: após esforço da articulação, como uma corrida, pode acontecer a síndrome da banda iliotibial, ou ainda, lesão no menisco ou no ligamento.
  • Dor na parte de trás do joelho: pode ser suspeita de cisto de Baker, que é um pequeno inchaço atrás do joelho, provocando aumento da dor mediante a dobra da articulação.
  • Dor na frente do joelho: pode ser condromalácia patelar.
  • Dor ao acordar: pode representar artrite reumatoide

Dores Internas

  • Podem surgir devido à entorse do joelho, que é provocada por pancadas. As dores internas podem causar inchaço no lado oposto ao do ferimento, trazendo ainda consequências como tendinite, lesão no ligamento colateral ou até mesmo a ruptura do menisco medial.
  • Identificar o momento do início da dor é essencial para o diagnóstico. Se após três dias a dor não melhorar, mesmo com o uso de ataduras e compressas de gelo, procure um especialista e relate todo o histórico: quando começou, em que local a dor é acentuada e em quais momentos a dor é maior. Assim, seu médico poderá indicar o melhor tratamento, seja com a recomendação de fisioterapia, medicamentos, ou outras ações necessárias.

Sobre o Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara