Uma cirurgia, por mais simples que seja, sempre gera ansiedade e dúvidas nos pacientes. No caso dos joelhos, é normal surgir preocupação. Afinal, essa parte do corpo é bastante importante para nossa mobilidade, e a utilizamos com bastante frequência no dia a dia, mesmo para tarefas simples, como subir escadas, caminhar e dirigir. Felizmente, as técnicas atuais estão modernas e há a utilização inclusive de cirurgia robótica para o procedimento.
Entretanto, a tecnologia facilitou o tratamento, mas o cuidado pós-operatório continua sendo determinante para o sucesso do procedimento. O período de recuperação da cirurgia também pode causar inseguranças. Por isso, separei algumas dicas para ajudar neste processo.
Vale lembrar que estas são orientações gerais, que servirão apenas como base. O seu cirurgião irá analisar o seu caso individualmente para que sua recuperação seja a mais adequada e segura.
Repouse
É essencial que você siga o tempo necessário de repouso antes de voltar a realizar suas atividades normais. Evite colocar o pé no chão ou aplicar o peso corporal na perna operada durante o período recomendado. O descanso é essencial para para a recuperação e diminuição do inchaço no local.
Leve a Fisioterapia a sério
É uma grande aliada na reabilitação e frequentemente indicada após a cirurgia. Em geral, a fisioterapia já pode ser iniciada no primeiro dia após a cirurgia. Com orientação de um profissional, o paciente irá executar exercícios e movimentos que vão fortalecer a musculatura da região e evitar novas lesões no local. Respeite o tratamento prescrito com atenção.
Se mova, mas com cuidado
Após a cirurgia, os movimentos do local não voltam sozinhos. Por isso, é muito importante se manter comprometido com a sua melhora durante a recuperação. Assim que for autorizado pelo cirurgião, o paciente já pode ficar em pé, apoiando a perna operada com cuidado, e realizando movimentos básicos aos poucos.
Os exercícios aprendidos no hospital e na fisioterapia também podem ser realizados em casa.
Utilize muletas para locomoção
Dependendo do tipo de cirurgia realizada, seu médico pode recomendar o uso de dispositivos de auxílio, como muletas, joelheiras ou órteses. Utilize esses dispositivos de acordo com as instruções fornecidas.
Siga a medicação e as indicações do seu cirurgião
Siga corretamente as orientações do seu médico, seja na aplicação de gelo na área ou no uso de medicações. Respeite os horários e observe qualquer reação estranha. Nestes casos comunique imediatamente ao seu cirurgião.
Seja paciente
A recuperação de uma cirurgia do joelho é um processo que exige disciplina e paciência. Não se cobre tanto e nem tente pular etapas. Siga o processo para que a recuperação seja segura e satisfatória.
Leia também:
Artroplastia: como a prótese de joelho pode melhorar a sua qualidade de vida
Recuperação da cirurgia de prótese de joelho
Sobre o Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.