O assunto de hoje é a cirurgia robótica, esta grande evolução no campo da medicina. Recentemente Criciúma recebeu o Mako SmartRobotics, da Stryker, considerada a melhor e mais moderna tecnologia voltada para cirurgias ortopédicas no cenário de saúde atual. Ela permite a realização de artroplastia, a cirurgia de colocação de prótese de joelho, de forma mais precisa e segura para o paciente.
Sou médico ortopedista capacitado e habilitado para realizar este procedimento com a tecnologia Mako. Por isso, hoje quero esclarecer algumas dúvidas comuns sobre o tema.
O que é a cirurgia robótica?
A técnica de cirurgia robótica já está bastante consolidada nos Estados Unidos e na Europa. Essa tecnologia possui recursos diferenciados, que agregam melhores resultados a procedimentos como a colocação de próteses no joelho e no quadril.
Trata-se de uma plataforma que auxilia os profissionais durante a cirurgia. A partir de um aparelho, o cirurgião consegue visualizar toda a área que será operada, ampliada e detalhada. Através do robô, o médico controla pinças robóticas articuláveis que reproduzem os movimentos com ainda mais exatidão que a mão humana.
Serei operado por um robô?
Como explicado acima, o robô é apenas uma tecnologia auxiliar. O cirurgião, que passa por uma capacitação especial para realizar este tipo de procedimento, continua no controle da colocação da prótese.
A cirurgia robótica une a tecnologia do robô aos conhecimentos de um médico, dando maior suporte do cirurgião, que obtém muito mais precisão com movimentos milimétricos. Isso permite que a área a ser operada seja visualizada de forma muito detalhada e minuciosa – ao mesmo tempo que gera menos sangramentos.
Quais os benefícios da cirurgia robótica?
A utilização da cirurgia robótica traz diversos benefícios – tanto para pacientes quanto para o cirurgião.
As vantagens começam ainda antes da cirurgia: o robô possui uma ferramenta de planejamento 3D, que cria um guia detalhado para que o cirurgião consiga realizar o procedimento com um mínimo de cortes. Esse mapeamento digital guia o médico no exato posicionamento das próteses – o que permite que ele efetue as correções necessárias de forma muito precisa.
A tecnologia também permite ao cirurgião mais precisão na colocação das próteses, já que as pinças permitem uma amplitude dos movimentos que a mão humana não consegue. Isso ajuda a aperfeiçoar o resultado funcional e a melhorar a qualidade de vida do paciente.
Outra vantagem do robô Mako é que ele apresenta ao cirurgião um panorama completo das articulações que serão substituídas. Além de planejar cada etapa do procedimento,é possível reavaliar e fazer modificações durante a operação, de acordo com o que cada paciente demanda.
Tudo isso proporciona cirurgias menos invasivas, mais seguras e com menos riscos aos pacientes.
O robô Mako é seguro?
A plataforma Mako SmartRobotics, da Stryker, tem mais de 16 anos de experiência em cirurgia assistida por braço robótico. Com mais de 300 publicações revistas entre pares, seu sistema é utilizado em 34 países e em todos os estados dos Estados Unidos.
Mais de 850 mil procedimentos já foram realizados com a Mako SmartRobotics,
que segue rigorosos protocolos de qualidade e segurança.
Leia também:
Artroplastia: como a prótese de joelho pode melhorar a sua qualidade de vida
Recuperação da cirurgia de prótese de joelho
Sobre o Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.