A Síndrome da Dor Patelofemoral (SDPF), também conhecida como Síndrome da Dor Anterior do Joelho, é uma condição que envolve a dor ao redor ou atrás da rótula (patela), onde ela se articula com o fêmur.
Causas
A principal causa da dor patelofemoral é uma sobrecarga da articulação. Outras causas incluem:
- Fortalecimento inadequado da musculatura dos membros inferiores, quadris e tronco
- Desalinhamento patelar
- Lesões anteriores no joelho (como a condropatia patelar ou tendinite patelar)
- Padrões de movimento prejudiciais (como o valgo dinâmico, tendência de jogar o joelho para dentro)
- Atividades que envolvem movimentos repetitivos de impacto, como corrida, salto e esportes que colocam pressão significativa sobre os joelhos
- Aumento rápido da intensidade de atividades físicas
- Sobrepeso
- Uso inadequado de calçados
Vale destacar que muitas vezes a Síndrome da Dor Patelofemoral é resultado de uma combinação destes fatores. Por isso, é essencial uma consulta com um médico ortopedista especializado em joelho.
Sintomas
O principal sintoma desta patologia é a dor incômoda ao redor e na frente do joelho. Essa dor geralmente começa gradualmente e piora ao realizar exercícios, sendo intensa quando o paciente dobra o joelho (ao subir e descer escadas ou a agachar, por exemplo).
Tratamento
O tratamento é baseado na diminuição da sobrecarga da articulação e inclui mudanças como:
- Sessões de fisioterapia
- Fortalecimento e ativação muscular
- Alongamentos
- Treinamento do gesto esportivo
- Controle do peso
Em alguns casos, a viscossuplementação (que é a aplicação de ácido hialurônico intra-articular), é útil em alcançar alívio mais rápido da dor quando há inflamação articular, além de retardar evolução de danos da cartilagem.
Leia também:
Artroplastia: como a prótese de joelho pode melhorar a sua qualidade de vida
Recuperação da cirurgia de prótese de joelho
Sobre o Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.