Uma das minhas áreas de atuação atualmente é a colocação de prótese de joelho com a cirurgia robótica. Não foi uma mudança simples: existiu treinamento, certificação e muito estudo para me atualizar sobre essa moderna técnica.
Hoje a cidade de Criciúma conta com o Mako SmartRobotics, que representa uma nova tecnologia para aprimorar os resultados e a satisfação dos pacientes submetidos a cirurgias no joelho.
Esta tecnologia inovadora utiliza um robô para auxiliar o cirurgião em tempo real, elevando a precisão do procedimento e reduzindo a necessidade de instrumentos cirúrgicos, resultando em uma abordagem menos invasiva para o paciente.
Como a cirurgia robótica facilita o seu procedimento?
Uma das vantagens é que esta solução usa um software de planejamento baseado em tomografia computadorizada que gera imagens em 3D da anatomia do paciente.
Durante a cirurgia, um dispositivo especial, como se fosse uma caneta, realiza a captação e digitalização instantânea das imagens das estruturas ósseas do paciente. O sistema integra essas imagens em tempo real com aquelas provenientes do planejamento em três dimensões, apresentando-as em uma tela que atua como um guia para o cirurgião, desempenhando uma função análoga à de um GPS.
É por meio desse “mapa de navegação” que o cirurgião orienta o braço robótico, monitorando em tempo real a precisão dos procedimentos.
Vale destacar que o robô não realiza a cirurgia de forma autônoma; ele depende da experiência, conhecimento, treinamento e habilidade precisa do cirurgião para otimizar os benefícios da cirurgia robótica para os pacientes.
Para realizar esse tipo de cirurgia, o médico cirurgião precisa ser certificado pelas empresas fabricantes dos diferentes tipos de robôs existentes. No meu caso, tenho certificação para o Mako SmartRobotics, uma tecnologia usada em mais de 34 países – e em todos os estados dos EUA.
Para isso, passei por treinamentos teóricos e práticos, utilizando o sistema robótico até estar habilitado para usar essa tecnologia na operação meus pacientes.
Para saber mais, agende uma consulta!
Leia também:
Artroplastia: como a prótese de joelho pode melhorar a sua qualidade de vida
Recuperação da cirurgia de prótese de joelho
Sobre o Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.