Esporte que vem atraindo cada vez mais adeptos, o beach tennis (ou tênis de praia) é uma excelente atividade para manter o corpo ativo, deixar o estresse de lado e também interagir com os amigos. O esporte também gera um alto gasto calórico, fator importante para quem busca perda de peso.
Apesar de benéfica para a saúde, a prática do beach tennis exige alguns cuidados. Como geralmente é realizada em terreno irregular, na areia, a atividade demanda um esforço redobrado do corpo.
Os movimentos de arranque e de contato com o chão após um salto, por exemplo, podem ocasionar lesões e sobrecarga nos músculos e nas articulações.
As regiões que podem sofrer lesões durante o beach tennis incluem joelhos, pés, tornozelos, ombros e cotovelos. No caso dos membros inferiores, por exemplo, a prática pode acarretar entorses (quando ocorre o estiramento ou rompimento de ligamentos, que ligam as articulações aos ossos). Já os membros superiores podem ser afetados, por exemplo, por tendinite (uma inflamação ou irritação de um tendão).
Como evitar lesões no Beach tennis?
Para evitar esses problemas, alguns cuidados são recompensados durante a prática do esporte:
- Fortaleça os músculos: isso pode ser feito por meio da musculação, de pilates e também de sessões de fisioterapia. A musculatura irá sentir menos impacto se já estiver adaptada a uma rotina de atividades físicas mais frequentes, do que se for exercitada de forma esporádica.
- Alongamento: é essencial antes de qualquer atividade física.
- Faça aquecimentos antes da atividade: isso ajuda a aquecer a musculatura.
- Cuidado com os equipamentos utilizados: evite usar raquetes muito pesadas ou de tamanho inadequado para o seu corpo, por exemplo.
- Atenção para a técnica: uma das principais causas de lesões é a execução errada dos movimentos. Por isso, um bom professor é indispensável para quem está começando no esporte.
- Descanse: reserve um tempo para descansar as estruturas. É fundamental que elas se recuperem da demanda e não sofram uma sobrecarga.
Entretanto, mesmo com todas as orientações e cuidados, lesões e dores podem ocorrer. Se isso acontecer, o melhor caminho é buscar um médico ortopedista para avaliar o problema e prescrever o melhor tipo de tratamento. Assim, é possível uma boa recuperação para voltar às quadras de beach tennis o mais rápido possível – e principalmente, de forma segura.
Leia mais:
Joelho de saltador: conheça os sintomas da tendinite patelar
Esportes e os joelhos: o que você precisa saber
Sobre o Dr. Bruno Pavei
O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.