Esportes e os joelhos: o que você precisa saber

esportes e os joelhos

O assunto de hoje são os esportes e os joelhos!
São inúmeros os benefícios da atividade física regular para a saúde do corpo. Eles nos deixam mais flexíveis, dispostos, aumentam a resistência física e ajudam a manter o peso corporal adequado, além de impactar de forma positiva para a saúde mental. No entanto, sabemos que alguns cuidados são necessários para evitar lesões, traumas e fraturas.

Em relação aos joelhos, é fundamental garantir que toda a estrutura – ossos, tendões e músculos – estejam protegidos. Afinal, caso ocorram lesões, além de comprometer a saúde da região, os movimentos do dia a dia também acabam prejudicados – mesmo os simples, como caminhar, dirigir e subir ou descer escadas.

Entre os esportes que mais exigem atenção e cuidado com o joelho, podemos citar o queridinho do país, o futebol. A atividade exige, muitas vezes, uma mudança de direção rápida do corpo, de forma brusca, que se repete ao longo do jogo. O esporte também pode ocasionar o choque corporal, quando os jogadores se esbarram, e exige bastante força muscular. Outro esporte de alto impacto para os joelhos é a corrida, que pode sobrecarregar a articulação do local quando não for executada corretamente.

O basquete e o vôlei também podem ocasionar problemas, já que exigem saltos e agachamentos ao longo do jogo. As artes marciais também podem causar torções.

Esportes e os joelhos: como prevenir lesões?

Alguns cuidados irão reduzir as chances de problemas no joelho e em demais regiões do corpo, trazendo mais segurança a quem gosta de praticar esporte e exercícios.

Um desses cuidados é fazer aquecimento e alongamento antes e depois das atividades. Outra dica é fazer os exercícios de forma regular, sem ficar muitas semanas longe da atividade. Se você não consegue realizá-las todos os dias, tente por duas ou três vezes na semana, mesmo que por alguns minutos. Lembre-se que a constância é importante.

Observe também o tempo de descanso entre as atividades e se o seu corpo dá indícios de que está sobrecarregado – entre os sintomas, podem surgir dores e desconfortos.

Também é recomendado que as atividades sejam acompanhadas por um preparador físico,  e é importante manter em dia consultas e exames de rotina junto ao seu médico de confiança.

Leia também:

Quais esportes causam mais lesões?

Perguntas e respostas sobre lesões meniscais

Lesão de Ligamento Cruzado Anterior precisa de cirurgia?

Sobre o Dr. Bruno Pavei

O Dr. Bruno Pavei formou-se em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma/SC. Fez residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e completou sua formação em Cirurgia do Joelho no Instituto Cohen, em São Paulo/SP.
É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Atualmente possui consultório de Ortopedia e Traumatologia na Osteoclínica, em Criciúma-SC, conhecido como o maior centro de Ortopedia e Traumatologia do sul de Santa Catarina e faz parte do corpo clínico dos principais hospitais da região. Saiba mais clicando aqui.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Localização

Atendimento e contatos

Osteoclínica
Consultório em Içara